Prova Brasil 2013 MEC: Gabarito e resultado por escola

A Prova Brasil é realizada para os alunos da rede urbana de ensino. Na matéria abaixo você pode conferir mais informações.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por duas avaliações complementares, sendo a primeira denominada Aneb- Avaliação Nacional da Educação Básica e a segunda Anresc Avaliação Nacional do Rendimento Escolar.

A Anresc é aplicada a todos os alunos de 5° e 9° anos do ensino fundamental público, nas redes estaduais, municipais e federais, de área rural e urbana e nas escolas que possuem no mínimo 20 alunos matriculados na série avaliada. A prova realizada na rede urbana recebe o nome de Prova Brasil e disponibiliza resultados por escola, município, Unidade da Federação e país que também são utilizados no cálculo do Ideb.

O objetivo da prova é avaliar os conhecimentos dos alunos e a qualidade do ensino aplicado pelas escolas públicas do país.

Mais sobre prova Brasil 2013 MEC: Gabarito e resultado por escola

Prova Brasil

Prova Brasil conteúdo

A Prova Brasil avalia as escolas públicas que estão localizadas em área urbana e rural. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Através da Prova Brasil é possível acompanhar o desempenho dos alunos ao longo dos tempos e analisar se o ensino aplicado melhorou ou teve uma queda.

Tanto para a prova no Saeb e na Prova Brasil a participação é voluntária, ou seja, ninguém é obrigado a participar. No entanto todos os alunos inscritos para a prova devem estar cientes que é fundamental participar para que os resultados possam ser apurados.

Alunos fazendo a Prova Brasil

As provas costumam ser aplicadas por profissionais de uma empresa contratada e cabem a eles passar todas as informações necessárias para todos os alunos. As datas e os horários das provas são agendados pelos aplicadores. Vale lembrar que as crianças portadoras de necessidades especiais também podem realizar a prova.

O resultado da escola consiste em uma avaliação geral de todos os alunos, as médias são apresentadas em uma escala de desempenho capaz de descrever em cada nível, as competências e as habilidades que os estudantes desse sistema demonstraram terem desenvolvido.

A última edição da Prova Brasil aconteceu em 2011 e os interessados podem acessar o site Inep para conferir os resultados das escolas.

Prova Brasil treinamento para aplicadores

07/05/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar