Principais ideias de Sócrates

Sócrates foi um filósofo da Grécia Antiga. Suas ideias eram baseadas em perguntas relacionadas ao cotidiano e sentimentos das pessoas.

Sócrates foi um filósofo ateniense no período clássico da Grécia Antiga. Devido seus diálogos com estudantes, tornou-se renomado por sua contribuição no campo da ética e é conhecido, por seus pensamentos irônicos e método socrático.

As questões levantadas por Sócrates são trabalhadas por pedagogos em escolas de ensino fundamental e médio, e também em universidades para que possa facilitar a compreensão clara e fundamental do assunto discutido.

Segundo estudos Sócrates, era dono de um semblante sério, observador e vivia perdido em seus pensamentos. Mas mesmo com essas características tinha senso de humor, e diante disso era querido por muitas pessoas.

Mais sobre principais ideias de Sócrates

Quem foi Sócrates?

Estátua de Sócrates

Filósofo extremamente crítico, ocasionou à ira de alguns atenienses. Quando Atenas foi derrotada por Esparta e após ter passado quatro anos a volta da democracia, Sócrates foi julgado e condenado à morte por desrespeitar os deuses e corromper os jovens.

O filósofo tinha como seu grande interesse questões morais sobre a vida das pessoas e suas principais perguntas eram: ''o que é coragem?'' ou  ''o que é amor?''. Sócrates não buscava apenas o significado dessas palavras, mas o que levava as pessoas a apresentarem esses sentimentos e quais os atos de coragem mais comuns entre as pessoas.

Sócrates teve dificuldades para descobrir esses conceitos, afinal nem todas as pessoas dava importância a esses fatos. O filósofo defendia a procura em conhecer aquilo que não se sabe para poder julgar e tirar um ponto de vista desse assunto.

O mesmo tinha hábito de conversar com as pessoas de sua cidade e seus trabalhos foram realizados em locais públicos como praças e ginásios, ele adorava desvendar os mistérios que envolviam os jovens, políticos e mulheres da sua época. Platão afirma que Sócrates não cobrava por suas aulas.

Sócrates foi preso acusado de não acreditar nos costumes, deuses gregos, unir-se a deuses malignos que adoram destruir as cidades e por corromper os jovens e suas ideias.

Filosofia de Sócrates

Pensamentos de Sócrates

''Deve-se temer mais o amor de uma mulher, do que o ódio de um homem.''

''O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.''

''Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.''

''Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.''

''Não penses mal dos que procedem mal; pensa somente que estão equivocados.''

''Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.''

''O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidade dele.''

''O verdadeiro conhecimento vem de dentro.''

''Se alguém procura a saúde, pergunta-lhe primeiro se está disposto a evitar no futuro as causas da doença; em caso contrário, abstém-te de o ajudar.''

''A sabedoria começa na reflexão.''

09/02/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar