Principais doenças de boca

Diversas pessoas podem apresentar doenças de boca, elas causam desconforto e muitas vezes prejudicam a aparência dos lábios.

Mulher com mãos nos lábios

A boca é o ambiente ideal para o desenvolvimento de agentes externos.

A boca é uma das vias de entrada do nosso organismo, o que faz com que ela fique exposta a uma série de fatores que podem comprometer sua saúde. Se não tomar alguns cuidados importantes, você corre o risco de desenvolver sérios problemas nesta região. Geralmente, as chamadas doenças de boca estão ligadas a causas genéticas, distúrbios respiratórios e à influência climática. Em qualquer circunstância, é preciso procurar um médico para solucionar o caso.

Também existem as doenças provocadas por vírus e bactérias, que são bem mais comuns. Elas podem ser contraídas por falta de higiene ou pelo contato com pessoas contaminadas com tais microrganismos (o beijo, por exemplo, é uma forma de transmitir essas doenças).

Mais sobre Principais doenças de boca

Doenças de boca

Por se tratar de uma cavidade úmida e bastante vascularizada, a boca é o ambiente ideal para o desenvolvimento de agentes externos. Abaixo, estão algumas dessas doenças e o que elas podem causar.

Sorriso de mulher

Gengivite

Em suma, este problema se caracteriza pela inflamação da gengiva, provocada pelo acúmulo de placa bacteriana, ou seja, pela má higiene bucal. Entre os sintomas apresentados pelo paciente, estão vermelhidão da área afetada, inchaço e sangramento.

Afta

Talvez seja a doença de boca com maior taxa de incidência, já que atinge cerca de 20% da população mundial. As aftas são lesões formadas na língua ou nos lábios que geram desconforto, principalmente, na hora de comer. Elas podem ser provocadas por predisposição genética, alergias, distúrbios hormonais e baixa imunidade.

Candidíase

Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase é uma doença causada por fungos cujos principais sintomas são o surgimento de manchas brancas pela cavidade bucal e o aparecimento de feridas no canto da boca. Assim como no caso da afta, sua manifestação também pode estar ligada a queda de resistência do organismo.

Herpes

Sua transmissão acontece através do contato direto (beijo, relação sexual), entretanto, o vírus pode ficar anos no organismo do paciente sem dar nenhum sinal. Quando ele “aparece”, formam-se pequenas bolhas nos lábios, que desaparecem após algumas semanas.

Ainda existem outras doenças que podem atingir a nossa boca, como câncer, halitose (mau hálito), mononucleose etc. Fique atento e cuide-se.

Tire as suas dúvidas através do vídeo acima e saiba mais sobre as doenças de boca.

28/07/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar