Onde nasce o Rio Amazonas e onde deságua

O Amazonas está entre os maiores e mais extensos rios do mundo. Conheça aqui curiosidades sobre este importante rio do norte brasileiro.

O Rio Amazonas está localizado na América do Sul e é o segundo rio mais extenso do mundo. Conhecida por suas belezas a Amazônia tem a maior bacia de drenagem e é responsável por cerca de um quinto do fluxo fluvial do mundo.

O Amazonas tem sua nascente do rio Apurímac, no sul do Peru e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins no Delta do Amazonas, localizado ao norte brasileiro.

A água do rio triplica durante as estações do ano, principalmente em tempos de chuva.

Biodiversidade

Rio-Amazonas

Um terço de todas as espécies no mundo vive na Floresta Amazônica, são diversos peixes e golfinhos, além do mais conta com o boto.

O peixe- boi -da- amazônia  é encontrado no norte da Bacia Hidrográfica Amazônica e seus afluentes, ele é mamífero e herbívoro.

O Amazonas e seus afluentes são o habitat principal da ariranha, o membro das doninhas. Devido à caça dos humanos por esse animal, sua espécie vem diminuindo a cada ano.

Outro animal comum do rio Amazona é o tubarão- touro, pirarucu, aruanã, aruanã prateado, o candiru, peixe-gato, enguia elétrica, caranguejos, algas e tartarugas. Além do mais o grande rio abriga a cobra sucuri encontrada em águas rasas na Bacia Amazônica.

O rio Amazonas não é conhecido apenas pelo seu tamanho e espécies abrigadas, mas também devido ao fenômeno pororoca que consiste na formação de ondas provenientes do encontro violento das águas do rio com o oceano Atlântico, esse efeito ocorre no mês de outubro, pois nesta época o nível do rio está baixo e a maré alta.

Curiosidades

Floresta Amazônica

O rio Amazonas foi descoberto por Vicente Yañez Pinzón em 1500. O Amazonas pode chegar a uma profundidade de 200 metros em algumas regiões, segundo mais de 175 milhões de litros d’água são desaguados no Oceano Atlântico.

Amazonas da nascente a foz – Histórico

No vídeo abaixo você pode conhecer um pouco mais sobre o rio Amazonas. Jornalistas visitaram o rio desde sua nascente a sua foz. O histórico apresenta o trabalho de Paula Saldanha, Roberto Werneck e Pedro Werneck.

Rio Amazonas - Planeta Água

01/02/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar