Onde Encontrar Vitamina D

A falta de vitamina D no organismo pode causar o enfraquecimento dos ossos, já que leva a falta de cálcio no sangue, gerando graves doenças.

Nosso organismo precisa de vários nutrientes para manter o seu bom funcionamento. Um deles é a vitamina D, que estimula a ingestão de cálcio também conhecida por Calciferol ou vitamina "Dntiraquítica".

Ao ficar exposto á luz solar, o indivíduo desencadeia a vitamina D na pele, ela também pode ser encontrada em alimentos como óleos, ovo, fígado, e tipos de peixes como a sardinha, atum e salmão.

O leite, plantas, frutas e frutos não fornecem a quantidade suficiente de vitamina D para cobrir a dose diária que uma criança necessita para estar totalmente suprida. Portanto é comum que pediatras receites suplementos que garantam essa vitamina.

A vitamina D é muito importante para a manutenção do cálcio no sangue, e a mesma tem funções musculares, metabólicas, cardíacas e neurológicas, sendo responsável também por controlar as energias, crescimento celular e nervos do corpo.

Casal de idosos tomando sol

Causas da deficiência da vitamina D

Criança bebendo leiteA falta dessa vitamina pode causar sérios problemas às crianças prejudicando o crescimento saudável dos ossos, e gestantes que ficam com carência dessa substância podem gerar fetos raquíticos. Nos idosos, que por não ter muito contato com a luz solar, ficam com deficiência dessa vitamina, os efeitos são a diminuição de tamanho, osteoporose dores e fraqueza.

A deficiência da vitamina pode causar doenças como o raquitismo, e também a Ostemalácia, que leva ao amolecimento dos ossos no adulto, Osteoporose deixa os ossos dos idosos fracos e Avitaminose.

A vitamina D é estável no alimento, portanto se deve ter preocupação ao cozinhar esses alimentos. Exagero da vitamina causa hipercalcemia, o excesso de cálcio no sangue.

Exposto ao risco

Os bebês prematuros ou com baixo peso, pessoas com problemas renais, no fígado e na glândula tiroide ou devido ingerir muita gordura, os alcoólicos, vegetarianos e pessoas que têm ataques epiléticos com um longo tratamento, estes possuem grandes chances de serem afetados pela carência da vitamina.

Alimentos ricos em vitamina D

Veja abaixo alguns dos alimentos os quais podemos encontrar vitamina D.

Bife de fígadoAlimentos com vitamina D.

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Cerca de 100g do bife oferece a quantidade de vitamina D suficiente que você precisa além de ser uma ótima fonte de ferro.

Queijos
Uma fatia de queijo suíço tem cerca de 6 IUs menos processada e contem menos quantidade em comparação ao queijo americano.

Gema de ovo
Uma gema de ovo grande pode conter até 37 IUs de vitamina D além de ser uma ótima fonte de proteína.

Atum enlatado
Aproximadamente 100g de atum ralado e conservado oferece cerca de 154 IUs, isso representa quase um terço da recomendação diária, onde o atum conservado em óleo contem ainda mais vitamina D porem é mais gorduroso.

Salmão
Há um grande número de alimentos marinhos ricos com vitamina D, sendo o salmão o primeiro da lista cerca de 100g do alimento equivale a 650 IUs.

Cogumelos
Alguns tipos de fungi quanto mais tempo fiquem mais exposto à luz solar maiores será os benefícios da vitamina D.

Benefícios da vitamina D




Fabio
15/01/10

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