O significado da bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil é um dos mais importantes e conhecidos símbolos de nossa nação. Conheça aqui um pouco da história e significado deste símbolo.

Na escola aprendemos que o verde representa as nossas matas, o amarelo o ouro e o azul o céu. Bom, na verdade não são bem esses os significados das cores da bandeira nacional, criada no ano de 1889.

Além disso, ao contrário do que muita gente pode pensar, a listra branca ao meio não quer dizer a linha do equador. Ela só foi colocada ali para que pudesse ser escrita a frase “Ordem e Progresso”, que por sinal é verde.

A bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil

Lembrando que a bandeira do Brasil que conhecemos hoje foi adotada logo após a proclamação da república, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889. Durante a colonização, utilizavam-se os símbolos da Coroa Portuguesa, que tinha a tradição de hastear a bandeira do reino em todos os territórios conquistados.

Como a elevação do Brasil a reino unido de Portugal e Algarves um novo modelo foi introduzido ao estandarte brasileiro. Acredita-se que ele era formado por uma esfera armilar de ouro em campo azul, com uma coroa sobreposta, que simbolizava as armas do novo reino. Em 1822, com a programação da Independência, Jean-Baptiste Debret criou a bandeira imperial.

Ela ainda preservava alguns elementos da nossa antiga metrópole. Porém, este modelo já contava com o campo verde e o losango amarelo, o qual, segundo historiadores, representava a Casa de Habsburgo (dinastia de D. Leopoldina). Enfim, com a implantação da República, Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Manuel Pereira Reis desenvolveram uma nova bandeira. Vale lembrar que durante os primeiros anos republicanos, vários projetos foram apresentados.

Significado das cores da bandeira do Brasil

Flor sobre a bandeira

Muitos acabaram se tornando o símbolo de alguns estados brasileiros. Confira abaixo o verdadeiro significado das cores de nossa flâmula,  e qual a mensagem transmitida por elas.

Verde e Amarelo – Fazem menção ao Imperador D. Pedro I, representando a Casa Real de Bragança. Popularmente conhecido como os ouros e matas encontrados no Brasil.

Mais sobre O significado da bandeira do Brasil

Azul – Representa o céu do Rio de Janeiro no dia da Proclamação da República. Popularmente conhecido com as águas que banham o solo brasileiro.

Branco – Local de inscrição da frase “Ordem e Progresso”.

As estrelas representam a quantidade de estados brasileiros existentes em nosso território, sendo que estas podem ser atualizada caso haja a inclusão ou exclusão de um estado brasileiro.

Hino à Bandeira com letra

Composto por Olavo Bilac e Francisco Braga, o Hino à bandeira é de 1906 e serve para homenagear um dos mais importantes símbolos de nossa nação, a bandeira do Brasil.




Fabio
16/06/09

Mais informações por email.

Comentar sobre O significado da bandeira do Brasil

Destaque

Informações do filme Capitão América

Informações do filme Capitão América