O que são verbos no presente

A língua portuguesa é bastante complexa se comparada às demais. A língua portuguesa é bastante complexa se comparada às demais. Suas regras só servem para confundir a cabeça dos estudantes. Os verbos, por exemplo, estão entre as matérias que mais causam duvidas.

O verbo é o elemento principal da oração. Ele exprime ações, fenômenos, estados e processos, podendo transmitir várias informações ao receptor. De forma genérica, o verbo é toda expressão que traduz um fato. Na frase: “crianças gostam de chocolate”, é anunciado um fato envolvendo crianças e chocolate, que é descrito pela palavra “gostam”, uma conjugação do verbo gostar.

Verbos presente

Este termo sempre deve concordar com o sujeito. No exemplo anterior, caso a expressão “crianças” estivesse no singular, o verbo “gostar” seria flexionado para a terceira pessoa do singular. Os verbos também indicam as circunstâncias temporais em que os fatos ocorrem. Na frase que usamos de exemplo, a ação possui continuidade, pois está no presente, forma mais simples de conjugação.

Este tempo envolve apenas quatro modos verbais, são eles: presente do indicativo, presente do subjuntivo, imperativo e imperativo negativo. O primeiro indica que uma determinada ação é executada constantemente, como é o caso de “crianças gostam de chocolate”. Entretanto, o verbo também pode exprimir anterioridade ou algum acontecimento futuro. Para não complicar as coisas, iremos passar a conjugação no presente do verbo andar

Verbo Andar
Eu - ando
Tu - andas
Ele - anda
Nós - andamos
Vós - andais
Eles - andam

Verbos

Bem, como você poder perceber, este é um assunto bastante complexo. Para compreende-lo melhor, você precisa se dedicar a algumas horas de estudos e tirar suas dúvidas com seu professor de português. Como bom brasileiro, você deve ter pelo menos uma noção a respeito. Ainda mais que esta é uma matéria extremamente exigida nos vestibulares e concursos. Ou seja, ter um pouco de conhecimento sobre tempos verbais pode fazer uma grande diferença, até mesmo, na sua carreira. Apesar de parecer complicado no começo, com o tempo você vai pegando o jeito.

24/06/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Se vcs estudares para valer eu aposto q vcs concegem....

    scarlet talita

    14/03/14

  2. Se vc estudar para valer consegue tudo que quer no é verdade...

    carla sena de sousa...

    11/01/14

  3. Ingles é um pouco complicado mas com jeito dar para levar

    carla sena de sousa...

    11/01/14

Comentar