O que é o feudalismo

Feudalismo é considerada uma das maiores organizações políticas e sociais, entrando em decadência no período do Império Romano.

O feudalismo é uma forma de organização social e política na qual foi baseada nas relações servo contratuais, tendo suas origens do Império Romano predominando na Europa no decorrer da Idade Média.

O procedimento é regido pelo nomadismo e capitalismo em determinadas regiões da Europa, já que os conhecidos como senhores feudais conseguiam as terras porque as ganhavam de lordes, ou até mesmo reis. Nessas terras, determinados camponeses cuidavam da agropecuária dos feudos, e em troca disso recebiam o direito a uma gleba de terra para habitar.

Foto do Feudalismo.

A origem do feudalismo

O feudalismo se originou no século IV quando aconteceram as invasões germânicas no Império Romano do Ocidente tendo uma decadência e a destruição do império por volta do século V D.C após inúmeras invasões dos povos péssimas políticas dos imperadores romanos e bárbaros, passando a apresentar baixa densidade populacional em várias regiões da Europa.

Diante as novas mudanças do sistema econômico, político e social eram revelados no qual passou a ser chamados de feudalismo que acabou coincidindo com a Idade Média já que o sistema passou a serem delineados alguns séculos antes de começar essa etapa na história.

Uma das principais características do feudalismo isso pode acabar descentralizando a economia que foi baseada na subsistência do trabalho servil, economia sem comercio e agricultura. Naquela época a predominação era o escambo (troca), mas tudo isso passou a ser mudado logo nos primeiros indícios da Revolução Burguesa.

Entenda como era o sistema feudal

Classificação dos povos no feudalismo

Classificação dos povos feudais.

De um modo geral a sociedade feudal era totalmente dividida, e o critério era determinante para definir o status social era o nascimento além do contato e relação com os considerados nobres da época. Veja como era classificado os povos.

Mais sobre O que é o feudalismo

Nobreza – eram chamados de nobreza ou senhores feudais aqueles que tinham a função de guerrear e também exercer um considerável poder político sobre as outras classes.

Clero – era responsável e tinha a função de rezar para que formassem uma sociedade mais religiosa.

Vassalos – devem oferece ao senhor ou suserano a fidelidade e o trabalho em troca de proteção e uma garantia de um lugar no sistema de produção.

Servos da gleba – esta era a maior parte da população camponesa no qual ficam presas nas terras e era constantemente explorados além de obrigados a prestar serviços a nobreza.

Contudo, o feudalismo se findou com o enfraquecimento no momento em que acabou sendo substituído por um sistema capitalista, assim podemos dizer que o feudalismo apresentou as crises na Europa logo no século XII com as mudanças sociais, políticas e econômicas.




Paula
31/01/13

Mais informações por email.

Comentar sobre O que é o feudalismo

Destaque

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop