O que é franquia e quais são os benefícios?

Não sabe em que investir em tempos de crise? Atente às informações a seguir e dê um passo rumo ao sucesso aderindo uma franquia.

Franquia ou Franchising? Tanto faz. Apesar de serem dois termos distintos (inclusive em idiomas distintos) servem para um mesmo negócio.

Abrir uma franquia

O termo franchising, incorporado a realidade brasileira, é originado da palavra francesa franchise. Isso porque no francês medieval, de onde surgiu, o termo "fran" significava "concessão de um privilégio ou de uma autorização". O que ocorre é que, como a pronúncia da palavra franchising é bastante americanizada, imagina-se que o termo deriva de uma palavra trazida do inglês estadunidense.

Mais sobre o que é franquia e quais são os benefícios?

O que são franquias?

Franquia, segundo consultores do SEBRAE, trata-se de um modo de negócio empresarial para distribuição de produtos ou serviços com condições específicas estabelecidas em um contrato de franquia, onde figura de um lado o franqueador e de outro franqueado.

Termos de franquia

É um contrato específico e típico, que para o direito significa que se trata de um contrato com uma lei específica que o define em condições e termos. Ou seja, a lei de frachising (Lei n.º 8955, de 15 de dezembro de 1994) dita todas as regras e obrigações que devem conter no contrato de franquia e em sua oferta.

É um sistema integrado de negócios em que o franqueador concede ao franqueado, conforme condições contratuais, o uso de sua marca e tecnologia para o fomento de determinada atividade.

Dentre essas concessões do franqueador para o franqueado, estão inclusas a marca, consultoria operacional, tecnologia e produto ou serviço (em alguns casos produto e serviço). Quando falamos em concessão de uso da marca, é claro que há algumas regras.

Modelo de franquia

Essas regras deverão estar estabelecidas no contrato que a forneceu, e isso varia de caso a caso. A consultoria operacional auxiliará desde a montagem da estrutura até a localização ideal do ponto, passando por contratação e treinamento de funcionários.

Já a tecnologia, diferente do que se pensa, não se trata de computadores e softwares especiais. Obviamente que inclui essas duas coisas, mas vai muito além disso. Em se tratando de negócios empresariais, tecnologia envolve, além de computadores e softwares, a forma de operação do negócio.

Como comercializar o produto ou como prestar o serviço, como atender o cliente ou como fazer o pós-venda. Tudo isso faz parte da tecnologia da empresa que é fornecida pelo contrato de franquia.

Lei franquia

Essa tecnologia, bem como preço, balanços e outras informações importantes antes de se abrir um negócio serão fornecidos antes do contrato de franquia. Essa "apresentação de documentos" acontecerá pela COF - Circular de Oferta de Franquia. Ela é obrigatória para a concretização do contrato e deve ser apresentada com antecedência, conforme determinação legal.

Franquias benefícios

Como visto, são muitos os benefícios de se adquirir uma franquia. Para quem pensa em abrir um negócio em meio a crise, está ai uma ótima sugestão!

Isso porque, ao adquirir uma franquia, além de você já iniciar um negócio que está no mercado há um tempo e o público alvo já estar definido (e na maioria das vezes já alcançado), você receberá todo o apoio de quem já passou pelas dificuldades que você enfrentará e, portanto, já sabe como superá-las.

Faturamento da Franquia

Além do mais, o franqueador pensará em tudo por você. Como dito, ele lhe orientará, na maioria das vezes, qual o melhor local para abrir a franquia, bem como treinará você e seus funcionários com a melhor forma de operá-la.

O ramo de franquias está entre os que mais cresceram no ano de 2014, e provavelmente estará em 2015. Sem dúvida está entre os melhores porque, em meio a crise, é investimento certo! Acesse: http://melhorfranquiaonline.com.br/

Quer saber mais sobre franquia? Então, atente ao vídeo que segue abaixo e parta rumo ao sucesso!

Saiba mais sobre negócios e franquias

13/11/15 por Paulo Sérgio

   



Mais informações por email

Comentar