Nova Gramática da Língua Portuguesa


O idioma falado no Brasil, é o idioma português, isso deve-se a nossa colonização majoritariamente feita pelos portugueses que deixaram como hábito mais significativo o hábito da língua, isso se repetiu em outros países do mundo que tiveram a mesma colonização, fazendo assim que mais países alem de Portugal que adotasse seu idioma.

Apesar de o Brasil falar português, é muito comum notarmos diferenças ao português oficial, pois devido a grande área do território brasileiro, é muito comum notar sotaques, gírias e expressões diferentes, além de nenhum lugar do país se falar português na real tonalidade da língua oficial. Isso deve-se também aos antigos habitantes do Brasil, os índios, que deixaram uma marca considerada em nosso vocabulário com novas palavras.

E para evitar essas diferenças enormes que por questão de padronização da língua, foram criadas algumas medidas, unificando a gramática do idioma português em todos os países que a falam.

Eu particularmente acho a reforma ortográfica desnecessária, pois as diferentes nacionalidades possuem um “dialeto” próprio desenvolvido através de suas necessidades e do contexto de seu cotidiano, uma medida que poderia ser tomada é a emancipação dos idiomas portugueses nacionalizados, por exemplo, ao invés de se chamar idioma português brasileiro, se chamar apenas idioma brasileiro, pois as diferenças presentes nesses idiomas é grande contendo várias palavras e expressões entendidas apenas regionalmente.
Acompanhe agora algumas mudanças ocorridas em nossa língua.

As letras K,W e Y são oficialmente incorporadas em nosso alfabeto, que agora contém oficialmente 26 letras,
A trema foi extinta de nossa língua salvo apenas para nomes próprios,
O Hífen não é mais utilizado na formação de palavras que possuem prefixo vogal e terminação em “s” ou “r”, nesses casos a ultima letra é dobrada e as palavras juntas, exemplo, como era: Ante-sala, como ficou: Antessala.

Um cuidado que deve ser tomado na hora de apresentar documentos oficiais é o corretor automático do computador que muitas vezes está com a gramática antiga e perde totalmente sua eficácia.

08/06/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar