Normas ABNT para seminário

Existem algumas regras para você elaborar o seu seminário e para apresentá-lo. Portanto separamos algumas orientações logo abaixo.

Os trabalhos acadêmicos têm a importância de um documento quando se tratam de nível superior, por isso é importante que todos eles sigam um padrão pré estipulado por um órgão, que é responsável por ditar as regras de normatização, para que o trabalho possa ter alguma validade.

Ao contrário de que muita gente pensa, os trabalhos entregues para as instituições de ensino, sejam elas faculdades, escolas técnicas entre outros devem estar devidamente organizados e redigidos seguindo os padrões cultos da língua.

Para quem não sabe o órgão responsável por ditar as regras de formatação e apresentação de trabalhos é a ABNT também conhecida como Associação Brasileira de Normas Técnicas, e na maioria das instituições de ensino é seguida a risca.

O seminário é considerado uma das melhores formas de apresentação, pois ele permite que pessoas interessadas num mesmo assunto possam exprimir suas opiniões e discutir um determinado assunto sendo regidos pelo apresentador do tema, porém têm a liberdade de opinar quando forem solicitados.

Logo- ABNT

Dicas para apresentar um seminário

É importante saber que para fazer a elaboração de seminário é importantíssimo prezar para que todos os participantes do seminário tenham a mínima noção sobre o assunto que o mesmo irá tratar.

Claro que é muito difícil ter essa certeza, em caso de uma apresentação pública, faça uma pequena introdução sobre o assunto, mas tenha cuidado para que ela não ocupe uma grande parte do seu tempo disponível para apresentar, tente manter o seminário com informações que a maioria dos presentes entendam.

Mais do que o interesse do apresentador, o interesse dos participantes também deve ser levado em consideração, pois como são a maioria, os participantes deverão manter o interesse para que suas perguntas e opiniões estejam dentro da coerência do tema.

Na hora de apresentar um seminário o indivíduo não deve fazer leituras de tabelas extensas, não ultrapassar o tempo permitido e ser bem claro ao transmitir o assunto do seu trabalho, desta maneira todo o público pode entender o conteúdo facilmente.

Mais sobre Normas ABNT para seminário

Mulher apresentando trabalho

Regras do seminário

Para elaborar um seminário você deve seguir algumas regras na parte escrita, pois deve conter: objetivo, desenvolvimento do trabalho e referências bibliográficas.

O trabalho deve conter a capa com o tema do seminário e os nomes dos participantes, vale lembrar que o conteúdo deve ser feito com pesquisas feitas pelos alunos, sem cópias.

Vídeo aula ABNT

Confira nesse vídeo mais informações sobre as regras da ABNT.




Fabio
01/06/11

Mais informações por email.

Comentar sobre Normas ABNT para seminário