Normas ABNT para relatório

Se você está prestes a concluir um curso, sabe da importância em se seguir as normas e regras da ABNT no processo de construção de seu trabalho.

ABNT

A associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica do país.

O TCC - Trabalhos de Conclusão de Curso é um grande dilema na vida dos estudantes, quem está cursando o ensino superior deve seguir um padrão para a elaboração de trabalhos e relatórios. Neste caso, as regras são estabelecidas pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Conhecendo as normas da ABNT

A ABNT é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada no ano de 1940. Ela é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária para o desenvolvimento cientifico e tecnológico. A associação ainda disponibiliza a Consulta Nacional, um serviço inteiramente online, sem qualquer tipo de custo ou prejuízo. Nesta ferramenta, os usuários podem imprimir, visualizar e enviar sugestões aos projetos de norma da ABNT.

Entretanto, é preciso esperar os prazos determinados para efetuar essas consultas. Uma dica é saber mais sobre essas normas através do caderno com as Normas Técnicas da ABNT desenvolvido pela UNISEB. A ABNT é a única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais,  entidades de normalização regional e Mantenedoras:

Entidades internacionais

Normas de regras da ABNT para tcc.

  • Organização Internacional para Padronização (ISO).
  • Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

Entidades de normalização regional

  • Comissão Panamericana de Normas Técnicas (COPANT).
  • Associação Mercosul de Normalização (AMN).

Mantenedora

  • NBR 5410 – norma brasileira para instalações elétricas de baixa tensão.
  • Dicionário Brasileiro de Eletricidade.

Elementos pré-textuais de uma monografia

  • Capa (obrigatório);abnt
  • Contra-capa (obrigatório);
  • Folhe de Aprovação (obrigatória);
  • Dedicatória (opcional);
  • Agradecimentos (opcional);
  • Epígrafe (opcional);
  • Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
  • Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
  • Sumário (obrigatório).

Principais normas da ABNT

Folha de rosto – Este item deve conter o titulo do projeto, o nome dos alunos, do professor, da disciplina e do curso.

Introdução – Nesta parte, devem estar contidas todas as informações importantes sobre o projeto ou o experimento.

Objetivos –  Aqui, o aluno tem que especificar os objetivos do trabalho. Elas devem estar descritos de forma clara e concisa, facilitando sua compreensão.

Materiais e métodos – Todos os materiais utilizados no projeto precisam estar contidos neste item, assim como as técnicas empregadas no seu desenvolvimento.

Mais sobre Normas ABNT para relatório

Resultados e discussões – Deverão estar contidos todos os resultados obtidos no experimento. Nesta parte, o aluno também precisa relatar os problemas encontrados e justificar as soluções adotadas.

Conclusões – Nesta parte, o aluno deve propor as conclusões sobre o trabalho de forma bastante objetiva.

Referencias – Este é o ponto onde devem ser informadas as referencias bibliográficas utilizadas pelo aluno para a elaboração do relatório.

Norma padrão da ABNT

Existem muitos outros requisitos a serem seguidos segundo a Associação Brasileira de Nomas Técnicas, elas servem tanto para a elaboração de trabalhos, quanto para as mais diversas funções de projetos científicos, tecnológicos, de engenharia, e acadêmicos. Para entender a fundo todas as especificações acesse o site ebah - Normas ABNT.

No início você pode encontrar um pouco de dificuldade para elaborar relatórios. Entretanto, isto é apenas uma questão de prática, assim que as normas entrarem em sua cabeça será impossível elaborar ou projeto ou relatório sem que ele preencha todas as normas práticas e formais da ABNT.

Vídeo aula ABNT




Fabio
27/04/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Normas ABNT para relatório

Destaque

A ditadura da beleza

A ditadura da beleza