Miséria e fome no Brasil

Apesar de nosso país faturar mais de R$ 4143 trilhões por ano, mais de 16% de nossa população sofre com a fome e a miséria.

FomwO Brasil, apesar de ser um dos países mais ricos do mundo, já que possuímos o 8º maior PIB do mundo, continua registrando um dos maiores índices de miséria e fome, um triste retrato, e uma dura realidade, que atinge mais de 32 milhões de habitantes em nosso país, ou seja, podemos dizer que aproximadamente 16,30% de nossa população passa fome. Mesmo com os R$ 4143 trilhões que o Brasil gerou em seu PIB só em 2011, ainda existem milhões de homens, mulheres, idosos, crianças e bebês que simplesmente morrem de fome.

Hoje a fome e a miséria atinge grande parte da população, principalmente nas áreas mais afastadas, onde as condições para se ter uma vida digna são escassas. O Nordeste é uma das regiões que mais sofre com esse problema, isso porque a maior parte da riqueza nacional está concentrada nas regiões sul e sudeste. Apesar disso, mesmo nas cidades mais ricas do país podemos notar a enorme quantidade de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza.

Fome no Brasil.

Em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte também é um problema que atinge parte da população, mas que felizmente nos últimos anos o problema da miséria e da fome está sendo amenizado, porém, ainda está longe do ideal. Programas governamentais como o Bolsa Família e o Fome Zero, ajudam em parte a amenizar o problema, porém tais programas não conseguem atingir 100% da população carente.

Escassez de alimentos

É estranho falar em "escassez de alimentos" no Brasil, já que por aqui são produzidas anualmente aproximadamente 145,4 milhões de toneladas de alimentos, ou seja, com muito menos de meio porcento dessa produção, já seria possível alimentar mais que o dobro da população que hoje ainda passa fome no Brasil.

A grande maioria dos alimentos produzidos em nosso país são cana-de-açúcar, café, soja, milho, porém seus produtores são na verdade associações ou empresas estrangeiras, que acabam levando para fora do Brasil a maior parte do alimento produzido por aqui. O restante que sobra, formado por produtores nacionais, também preferem exportar o alimento aqui produzido, e dessa maneira, o pouco que sobra é vendido "a preço de ouro", quando falamos em consumidor final.

Tristes estatísticas da fome

Cerca de 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano no Brasil antes dos 5 anos de vida, desse percentual, estima-se que quase a metade das mortes esteja relacionada a miséria na qual vivem. Outro absurdo em números, é que menos de 10% da população de nosso país possui em suas mãos toda a riqueza nacional. Sendo a má distribuição de renda uma das principais e mais fortes causas da fome e miséria.

O que causa a fome e a miséria

Além dos fatores já citados acima, também podemos destacar que a má administração dos bens, recursos públicos e naturais do nosso país também contribui para a fome e a miséria. Além disso a corrupção, desvio de verbas e pouco interessa da população geral em acompanhar os gastos públicos também abrem espaço para que a miséria continue sendo uma triste realidade de inúmeras pessoas.

Mais sobre Miséria e fome no Brasil

Números da fome no mundo

Cerca de 40% da população mundial vive em situação de extrema pobreza, e aproximadamente um terço dos mais de 7 bilhões de habitantes de nosso planeta é mal nutrido. Outro dado assustador é que 9% de todas as crianças ainda morrem de fome ou doenças ligadas a miséria antes de completar um ano de vida. 37% de toda a população que passa fome e sofre com a miséria é constituída de trabalhadores rurais que não conseguem produzir seu alimento por falta de dinheiro para comprar sementes, pragas, intempéries do tempo (seca, enchente, terremotos, queimadas, destruição do solo, entre outros), ou porque não possuem terras.

Soluções para o fim da fome no Brasil e no mundo

Existem maneiras de acabar com a fome que assola milhões e milhões de pessoas em nosso país e em nosso planeta, entre as principais medidas que poderiam ser tomadas, e que já foram propostas por inúmeras organizações governamentais e não governamentais de todo o mundo estão a ajuda que os países desenvolvidos deveriam dar aos países mais pobres. Além disso, também deveria ocorrer a doação de sementes e doação de terras para que os produtores pudessem cultivar seu sustento.

Entre algumas sugestões já dadas, está também a doação de parte de toda a produção anual de alimento as regiões onde existe fome e miséria. O incentivo a cultura e educação, como também ao saneamento básico e atendimento médico também ajudaria a acabar com esse tipo de problema. Enquanto os países ainda não se unem para acabar com esse terrível mal, você pode fazer sua parte, ajudando alguma instituição ou família de sua cidade!

Leia também

Fome atinge a grande maioria da população
A fome na Africa
Natal sem fome
Pobreza no mundo

 

Continue lendo

Fome na África

Fome na África




Fabio
28/10/08

Relacionados com Miséria e fome no Brasil

Mais informações por email.

Comentar sobre Miséria e fome no Brasil

Destaque

Informações do filme Capitão América

Informações do filme Capitão América