Meiose e mitose

Você sabe a diferença de mitose e meiose? Então para facilitar a sua compreensão sobre este assuntos separamos algumas informações abaixo!

O nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular a mitose e a meiose, nós realizamos tanto uma quanto outra, porém em situações diferentes.

Para os estudantes, principalmente, aqueles que pretendem fazer a prova do vestibular é de extrema importância que saiba distinguir cada uma delas, portanto separamos algumas informações ao longo do texto.

O que é mitose?

Divisão-celular

A mitose é um tipo de divisão celular que tem início desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Ela se inicia com uma célula diploide (2n) apresentando 46 cromossomos.

O processo de divisão é dividido em fases, sendo elas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Na prófase existe certa '' desorganização '', pois a cromatina (material genético) da início a espiralização e transforma-se em cromossomo. Nesta fase ocorro também o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos que migram para os polos das células.

Já na metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos encontram-se no centro da célula (plano equatorial), presos às fibras do fuso. Na anáfase as cromátides- irmãs migram os polos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

E na telófase acontece a formação de duas células- filhas idênticas à célula- mãe. Nesta fase finaliza a cariocinese (divisão no núcleo) e inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma) onde reaparece a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se.

Mais sobre Meiose e mitose

Diferenças meiose e mitose

Fases da meiose e mitose distinguir

Na mitose ocorre com a finalidade de produzir células sexuais ou gametas. No homem os espermatozoides de produzem à medida que são utilizados, durante a ejaculação eliminam-se em média 300 milhões de células. Os óvulos já estão formados nos ovários da mulher desde o seu nascimento.

A meiose também é dividida em etapas, porém com divisão dupla. Na primeira divisão acontece a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I e na segunda a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

No entanto além da formação de células com metade do número de cromossomos (n=23) a profáse I tem subfases, sendo elas leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese. Essas divisões são importantes, pois favorece o '' crossing over '', ou seja, acontece a mistura do material genético devido a quebra e troca de pontas entre os cromossomos.




Evelin
09/04/13

Mais informações por email.

Comentar sobre Meiose e mitose

Destaque

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop