O que é e onde atua um Médico neurologista

Procurando saber mais sobre a área de atuação de um médico neurologista? Então confira aqui nesta matéria algumas informações sobre ele.

Médico neurologista

O médico Neurologista é responsável por tratar de distúrbios estruturais do sistema nervoso

Talvez uma das áreas mais complicadas da medicina seja a neurologia, na qual se dedica ao estudo do cérebro humano e de nosso sistema nervoso central, que é responsável por comandar tudo em nosso organismo e em todo o nosso corpo, de maneira completa.

O que é preciso para se tornar um médico neurologista?

Mais sobre o que é e onde atua um Médico neurologista

Para se tornar um medico neurologista, é necessário completar o curso de medicina integral, para depois fazer a residência, que dura em media 2 anos. Ou também, realizar algum tipo de estagio em algum hospital que seja uma instituição reconhecida, por no mínimo 3 anos. Depois deve passar no concurso promovido pela Academia Brasileira de Neurologia.

Quais os grupos de doenças estudadas pela neurologia?

O grupo das principais doenças estudadas pela neurologia são: neuropatias, cefaléias, distúrbios do sono, epilepsias, dentre outras. Todas estão totalmente ligadas ao nosso cérebro.

Além do medico neurologista, existe também o neurocirurgião. A Neurocirurgia, é uma área de ainda mais responsabilidade, pois qualquer erro pode trazer graves sequelas para o paciente. Por isso, para quem desejar ser um medico neurocirurgião, será necessário muita dedicação e seriedade no trabalho que realizar.

Médico

O que é a neurologia?

A neurologia é o estudo do sistema nervoso em relação aos transtornos. É considerada como parte das chamadas Neurociências. Todos seus conhecimentos são compartilhados por varias especialidades, como médico Neurologista, Fisioterapeuta, Psicólogo, Fonoaudiólogo.

Quais as especialidades de um neurologista?

Um médico neurologista, também pode ter especialidades com a, medula, nervos músculos. Este profissional se dedica ao estudo e ao tratamento de problemas de todo o sistema nervoso. Tais estudos têm de ser detalhados quando realizados em pacientes, para que seja determinado as reais causas da doença, principalmente quando há patologias.

Quais áreas podem ser tratadas pelo neurologista?

Um médico neurologista pode tratar de dores como lombar, dor no pescoço, neuralgias, dentre varias outras. Um dos sintomas mais comuns pelos quais as pessoas procuram um neurologista, são dores de cabeça, tonturas, perda de força, perda de sensibilidade, tremores, desmaios e principalmente distúrbios, como o sono.

Que doenças são mais tratadas pelos neurologistas?

As doenças que a neurologia e o neurologista mais tratam são as cefaléias, distúrbios de sono, doenças cérebros-vasculares, AVC (mais conhecida como o derrame), distúrbios de movimento, como os tremores, e doença de Parkinson. Doenças como demência, mal de Alzheimer, dentre outros males.

Neurologista explica sobre a enxaqueca

Confira mais sobra a área da saúde em:

Medico urologista

Medico endocrinologista

Modelo de atestado medico

Planos de saúde em BH

07/10/08 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar