Médico endocrinologista

O médico endocrinologista vem sendo muito procurado pelas pessoas atualmente. Veja informações sobre essa especialidade médica.

O médico endocrinologista é aquele que cuida do nosso sistema endócrino, identificando possíveis alterações no mesmo e prescrevendo um tratamento adequado, caso haja alguma anormalidade no sistema.

A endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do nosso sistema endócrino e suas secreções específicas, intituladas de secreções fisiológicas.

O hipotireoidismo ou hipertireoidismo são doenças tratadas pelo médico endocrinologista, as quais são caracterizadas por disfunções na glândula tireoide, que produz hormônios em quantidades insuficientes ou em excesso.

Médica endocrinologista examinando paciente

Áreas de atuação endocrinologista

As principais áreas de atuação do endocrinologista são:

• Tratamento do câncer;
• Obesidade mórbida;
• Desordens da glândula hipófise;
• Alterações do ciclo menstrual;
• Doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.

Em nosso país, a endocrinologia foi introduzida na década de 1980, quando foi criada a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologista (SBEM), que realiza congressos médicos da especialidade a cada dois anos.

Esta especialidade médica vem ganhando projeção com o passar dos anos, pois a cada dia que passa mais pessoas apresentam desordens funcionais, que são por ela tratadas. A obesidade, por exemplo, afeta aproximadamente 42% da população brasileira, e cerca de 15% da população tem diabetes. Essas doenças são decorrentes, na maioria das vezes, da modificação alimentar ocasionada pelo desenvolvimento do mundo.

Importância do médico endocrinologista

A endocrinologia é uma das especialidades médicas mais requisitadas atualmente, sendo de suma importância para manter a saúde em dia. O endocrinologista é responsável por cuidar de todo o funcionamento hormonal do nosso corpo, e ainda diagnosticar e tratar doenças e distúrbios hormonais. Esse profissional visa retomar o equilíbrio hormonal, promovendo o bem estar e a saúde do paciente.

Mais sobre Médico endocrinologista

Para diagnosticar essas doenças o médico avalia inúmeros exames, além de medir o peso do paciente e investigar a sua alimentação. Pessoas que tenham alguma das doenças tratadas pelo médico endocrinologista ou suspeitem ter alteração metabólica, devem consultar um endocrinologista para verificar a saúde.

Entrevista com o médico Alfredo Halpern – médico endocrinologista

Veja informações sobre outras especialidades médicas

Ginecologista dúvidas
Médico urologista




Fabio
10/10/08

Mais informações por email.

Comentar sobre Médico endocrinologista

Destaque

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop