Maias Incas e Astecas resumo

Conhecer um pouco da história é fundamental. No Blogmail você encontra informações sobre os povos Maia, Incas e Astecas. Confira!

MAIAS INCAS E ASTECAS RESUMO

Machu Picchu é o símbolo mais típico do Império Inca.

Antes da chegada dos Europeus às Américas, entre os séculos XV e XVI, esses continentes eram habitados por três das mais avançadas civilizações antigas que já pisaram em nosso mundo, eram eles: Maias, Incas e Astecas.

O legado desses povos ainda permanece vivo em nossos dias, sendo motivo de inúmeros estudos científicos, encantando os historiadores e também sendo base para a criação de muitas lendas.

Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre essas três civilizações.

Civilização Inca

Cidade de Machu Picchu no Peru

Os incas povoaram boa parte da Cordilheira dos Andes, mais especificamente a região onde hoje encontramos o Peru, Bolívia, Chile e Equador. Seu imperador, conhecido por Sapa Inca, era visto como um deus na Terra, portanto detinha em suas mãos o poder espiritual e temporal.

Com uma sociedade composta por nobres (governantes, juízes, militares e sacerdotes), funcionários do reino, trabalhadores especializados (classe média), artesãos e camponeses (classe baixa), eles ergueram grandes construções, como a cidade de Machu Picchu, que só foi descoberta em 1911.

Os incas apresentavam uma agricultura avançada, inclusive com canais de irrigação. Já na agropecuária, destaque para a lhama, que era usada como meio de transporte e para a retirada de leite, carne e lã. Em 1532, eles acabaram sendo subjugados pela invasão de espanhóis.

Civilização Asteca

Povos da civilização asteca

De acordo com os historiadores, os astecas viveram na América Central (México) entre os séculos XIV e XVI. A maior parte de sua população era formada por camponeses, trabalhadores urbanos e artesãos, que estavam sob a autoridade dos sacerdotes e dos militares.

O auge do império asteca se deu no século XVI, quando ele chegou a ser composto por 500 cidades. Porém, com a invasão espanhola a partir de 1519, eles foram escravizados e tiveram quase todas as suas riquezas (principalmente o ouro) tomadas.

Assim como os incas, eles possuíam modernas técnicas agrícolas, que utilizavam para plantar pimenta, tomate, milho e cacau. Os astecas também contribuíram para o desenvolvimento da matemática e da astronomia, com importantes conceitos científicos. Esta civilização cultuava vários elementos da natureza (chuva, fogo, sol), tendo-os como deuses.

Civilização Maia

Civilização Maia

A sociedade Maia é a mais antiga entre as três. Durante o período que compreende os séculos IV e IX, ela habitou na região onde, hoje, temos a Guatemala, Honduras e a Península de Yucután (região sul do México).

Por jamais ter formado um império unificado, ela acabou sendo dominada com mais facilidade. Os nobres, os sacerdotes e os chefes militares eram quem habitavam nas zonas urbanas. Mais afastados, ficavam os camponeses e artesãos, que pagavam aos impostos aos governantes.

Os maias tinham sua economia baseada na agricultura, através da plantação de tubérculos, milho e feijão. Apesar de terem se destacado na engenharia e na arquitetura, com a construção de templos, pirâmides e palácios, eles são lembrados por causa do seu calendário, que estabelecia de forma precisa os 365 dias do ano, além disso, a eles também é creditada a previsão do fim do mundo, datada para ocorrer no dia 21 de dezembro de 2012.

Assista o documentário sobre essas civilizações

O documentário "Civilizações Secretas - Maias, Astecas E Incas", criado pela Gedeon Programmes, France 5 e NHK mostra em seus 49 minutos e 36 segundos toda a estrutura política, social, cultural, militar e religiosas dos três povos mais evoluídos da antiguidade americana. vale a pena assistir.

14/03/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Não sei?????????????????????

    rafinha

    09/10/15

Comentar