Informações sobre o desmatamento da Amazônia

O desmatamento da Amazônia é um problema sério e que precisa ser contido. Veja informações sobre o desmatamento da Amazônia.

Ao falarmos em desmatamento na Amazônia é comum as pessoas confundirem a região do Amazonas, o que limita a compreensão do verdadeiro problema que a região enfrenta. Ao longo do artigo disponibilizaremos informações sobre o desmatamento da Amazônia.

Causas do desmatamento

DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA

Calcula-se que em toda a região Amazônica cerca de 26.000 km são desmatados todos os anos. No Brasil, só em 2005 foram 18.793km² de áreas desmatadas, sendo que uma das principais causas é a extração de madeira, na maior parte ilegal.

De acordo com dados do Grupo Permanente de Trabalho Interministerial Sobre Desmatamento na Amazônia, desde 2003 foram apreendidos aproximadamente 701 mil m³ de madeira em tora vinda de extração ilegal.

Devido à dificuldade de fiscalização e a pouca infraestrutura na maior parte da região, alguns moradores se veem forçados a contribuir com a venda de madeira ilegal por não terem nenhum meio de renda ou mesmo por se sentirem ameaçados pelos madeireiros.

Sem falar das queimadas, que também são constantes na região e acabam colaborando para o desmatamento da Amazônia. Outra causa é o crescimento da população e da agricultura na região, já que até 2004, cerca de 1,2 milhões de hectares de florestas foram convertidas em plantação de soja. Sendo que isso acontece porque desmatar as áreas de florestas intactas custa bem mais barato para as empresas do que investir na construção de novas estradas, silos e portos para usar as áreas já desmatadas.

Mais sobre Informações sobre o desmatamento da Amazônia

Alerta contra as queimadas na Amazônia

Consequências do desmatamento da Amazônia

Além de afetar a biodiversidade, o desmatamento da região ainda afeta a vida das populações locais que sem a grande variedade de recursos da maior bacia de água doce do planeta se veem sem possibilidade de garantir a própria sobrevivência e se torna dependente da ajuda do governo e das organizações não governamentais.

Nos últimos anos, a Amazônia Brasileira vem registrando a pior seca de sua história. Em 2005, por exemplo, rios e lagos tiveram a sua vazão reduzida a tal ponto que não passavam de pequenos córregos de lama, alguns deles até chegaram a secar, o que ocasionou a morte de vários peixes. E o problema só tende a aumentar com o tempo caso nada seja feito.




Fabio
18/11/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Informações sobre o desmatamento da Amazônia

Destaque

O mapa brasileiro e seus estados

O mapa brasileiro e seus estados