Informações sobre a tabela periódica de elementos

A tabela periódica dos elementos química é muito utilizada durante o ensino médio além de ser solicitada nos exames dos vestibulares.

A Tabela Periódica consiste no ordenamento dos elementos químicos conhecidos de acordo com as propriedades físicas e químicas de cada um. Um dos primeiros modelos foi proposto pelo cientista russo Dmitri Ivanovich Mendeleyev, através de seu livro “Princípios da Química’’, publicado em 1869.

Na época, a comunidade científica internacional tinha conhecimento de, aproximadamente, 60 elementos. A tabela Periódica de Mendeleve substituiu a tabela organizada pela massa atômica (peso do átomo). No início do século passado, o físico inglês Henry G. J. Moseley realizou algumas inversões na tabela, colocando-a na ordem correta.

Em seu trabalho, Henry mediu as frequências de linhas espectrais específicas de determinado raio de um número de 40 elementos contra a carga do núcleo. Este foi o primeiro experimento a ratificar o modelo atômico proposto por Bohr.

A tabela periódica permite analisar o comportamento dos átomos e prever algumas de suas propriedades, tais como: energia de ionização, eletronegatividade, raio iônico, entre outros. Os elementos estão agrupados em 7 períodos e 18 famílias, sendo que cada uma corresponde ao número de elétrons existentes na camada de Valência (última camada).

Tabela

Tabela periódica

O vídeo abaixo trás uma aula sobre a tabela periódica e seus elementos.

Período

Os elementos de um mesmo período têm o mesmo número de camadas eletrônicas.

-(1ª) camada K - n = 2s
-(2ª) Camada L - n = 8s
-(3ª) Camada M - n = 18s
-(4ª) Camada N - n = 32s
-(5ª) Camada O - n = 32s
-(6ª) Camada P - n = 18s
-(7ª) Camada Q - n = 2 à 8s

Grupos

Os elementos de um mesmo grupo têm o mesmo número de elétrons na camada de valência (última camada) e possuem comportamento químico semelhante. São 18 grupos, sendo o hidrogênio o único elemento que não se enquadra em nenhuma família.

Classificação dos elementos

Os elementos químicos podem ser classificados em conjuntos, chamados de séries químicas.

-Elementos representativos: pertencentes aos grupos 1,2 e dos grupos de 13 a 17.
-Elementos de transição: grupos de 3 a 12.
-Elementos de transição interna: pertencentes às séries dos lantanídios e dos actinídeos.
-Gases nobres: pertencentes ao grupo 18.

Os elementos podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas nos seguintes grupos: Metais, Semimetais ou metalóides, Ametais, Gases nobres e Hidrogênio.

Para os estudantes do ensino médio ou que pretendem prestar a prova do vestibular é recomendado estudar a tabela periódica já que este assunto é muito solicitado pelas universidades.

(Clique na imagem para ampliar)

tabela periódica

Veja abaixo artigos com o mesmo assunto

Tabela periódica para imprimir

Como escolher a profissão certa?

Lista das 10 melhores universidades públicas federais

29/09/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar