Importância do ENADE para os estudantes


Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), como instrumento de avaliação dos estudantes foi previsto pela lei instituidora do SINAES (L. 10.861/2004), sendo sua tarefa primordial conferir o desempenho dos estudantes no que diz respeito ao conteúdo programático, os quais estão previstos nas diretrizes curriculares de casa curso de graduação. Os resultados obtidos pelo ENADE são agregados a outros resultados avaliativos, e irão indicar se as instituições estão caminhando para o progresso do ensino superior, consequentemente dos futuros profissionais.

A aplicação do ENADE é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado com o Ministério da Educação. A participação no ENADE é obrigatória, e cada á instituição fazer a inscrição dos estudantes habilitados. O registro de participação é indispensável para a emissão do histórico escolar, independentemente do estudante ter sido selecionado na amostra ou não. Neste caso constará no histórico escolar a dispensa do ENADE pelo MEC.
O ENADE iniciou suas avaliações em 2004 e pode-se observar que ele avaliou estudantes das mais diversas áreas.

Pretende-se diante desse processo formar pessoas capazes de assumir postura crítica, pois o desenvolvimento nacional não se constrói sem uma educação de qualidade, pautada pela inclusão e pelo respeito á diversidade. Um curso bem avaliado pode garantir a continuidade das bolsas PROUNI, onde possibilita que alunos de baixa renda possam ingressar em um ensino superior, e se o curso for mal avaliado, além de reduzir as bolsas PROUNI, o financiamento FIES poderá ser cancelado, fazendo com que os que já possuam financiamento percam, e os que precisam não possam fazer.

Além de o ENADE visar a postura crítica de cada pessoa, ele pode ser um diferencial na disputa no mercado de trabalho, é importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.

Mais sobre Importância do ENADE para os estudantes

Os estudantes ingressantes e concluintes de 2010 serão submetidos á prova única no dia 21 de Novembro ás 13h, avaliando ás competências e habilidades, aos conhecimentos gerais e conteúdos profissionais específicos durante a sua formação. A prova é composta de 40 questões no total, sendo 10 questões da parte de formação e 30 da parte de formação específica da área, contendo duas partes questões discursivas e de múltipla escolha, também é necessário responder o questionário socioeconômico.




Fabio
12/11/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Importância do ENADE para os estudantes

Destaque

A ditadura da beleza

A ditadura da beleza