História da fotografia, curiosidades e imagens

As fotografias registram momentos especiais e despertam a lembrança de entes queridos. Fotografar é a técnica de criação de imagens.

FOTOGRAFIA

O primeiro livro a ser publicado com fotografias se chamava Pencil of Nature.

É muito difícil encontrar alguém que não tenha apreço por fotografias, pois atualmente as pessoas registram seus passeios, paisagens ou momentos especiais com suas câmeras.

A história da fotografia pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos desde a antiguidade. A câmara escura na época era projetada em um quarto com pequeno orifício aberto para o exterior.

Mais sobre história da fotografia, curiosidades e imagens

No século XVII as câmeras passaram a ser móveis, desmontáveis e semiportáteis. Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem registrada com luz e câmera escura.

Outros investigadores trabalharam em busca de técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre a fotografia, até que encontraram um papel para que os negativos fossem impressos de maneira fácil.

Em 1848, o escultor inglês Frederick Scott Archer criou o processo colódio úmido, outro método para revelar a imagem, após alguns anos foram obtidas fotografias coloridas.

Curiosidades

Menina tirando fotos com câmeras

- Você sabia que a fotografia era conhecida como ''Heliografia''? Joseph Nicephore obteve as primeiras fotografias expondo placas metálicas à luz do sol.

- O primeiro livro a ser publicado com fotografias se chamava Pencil of Nature e foi divulgado em Londres em 1844.

-Os estudos históricos sobre a foto iniciaram-se por volta de cem anos após sua invenção, porém os estudos teóricos tiveram início no pós-guerra.

-Muitas pessoas podem encontrar nas fotografias a ausência, lembrança, a separação dos que amam, dos que já faleceram e as que despareceram.

-A teoria usada para caracterizar a fotografia advém do campo semiótica o que declina da Semiologia de Saussure.

-Algumas dúvidas surgem a respeito da fotografia como, por exemplo, o motivo dos olhos ficarem vermelhos nas fotos, no entanto isso acontece devido o reflexo do flash no sangue da retina entrar na pupila e assim atingir os vasos do fundo dos olhos.

12/09/12 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar