Fotos da Aurora Boreal

A aurora boreal é um fenômeno da natureza que acontece apenas em alguns lugares do mundo, com maior frequência nas regiões polares.

A aurora polar, ou aurora boreal, é um fenômeno óptico com muito brilho e pode ser observado nos céus noturnos com maior frequência nas regiões polares, devido ao impacto de partículas vindas dos ventos solares, assim a poeira encontrada na via láctea em contato com a alta atmosfera da terra acaba sendo canalizada pelo campo magnético terrestre.

Nas latitudes do hemisfério norte o fenômeno é conhecido como aurora boreal,  este nome foi dado por Galileu Galilei, em 1619, como uma homenagem a deusa romana do amanhecer Aurora, e também ao seu filho Bóreas que era o representante dos ventos do norte.

Linda foto da Aurora Boreal.

Mais sobre Fotos da Aurora Boreal

Quando acontece o fenômeno

A aurora boreal acontece em meados de setembro a outubro, e de março a abril, nas latitudes do hemisfério sul o acontecimento é chamado de aurora austral e não é um fenômeno exclusivo da Terra, já que pode ser observado em outros planetas do sistema solar como Saturno, Marte, Vênus e Júpiter.

Podemos perceber a aurora boreal, já que aparece tipicamente como um brilho difuso semelhante a uma cortina estendida no sentido horizontal, em alguns casos são formados arcos que podem mudar de cor e forma constantemente, e cada cortina consiste em vários raios paralelos à direção e linhas do campo magnético.

Sons emitidos pala aurora boreal

Com o passar dos anos muitas pessoas vem relatando sobre alguns sons que podem estar associados a aurora boreal. Atualmente muitas pessoas apresentaram algumas gravações, nas quais os sons captados poderiam ser oriundos da aurora boreal. Porém tais gravações nunca foram mostradas, e ainda serão analisados, para comprovar ou não a veracidade dos sons.

A energia do fenômeno e outros fatores acabam tornando improvável a emissão dos sons atingirem a Terra, já que há coincidência dos sons com as alterações da aurora, que conflitam com o tempo de propagação necessária para que o som possa ser ouvido.

Aurora boreal no programa do Fantástico

O programa de entretenimento exibido aos domingos também buscou mais informações e foi atrás desde grande fenômeno da natureza que é a aurora boreal para então descobrir como ela é formada e como encontra-la. Veja abaixo os vídeos desta busca impressionante.

Fotos da aurora boreal

Abaixo você confere algumas fotos deste lindo e fascinante fenômeno que acontece na natureza que poucos conseguem apreciar.

17/10/08 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar