Exploração do trabalho infantil no Brasil

Infelizmente temos casos de exploração e trabalho infantil no Brasil. Veja em nossa matéria mais detalhes sobre esses tristes índices.

Infelizmente, o Brasil ainda sofre com o problema da exploração do trabalho infantil onde milhares de jovens que deveriam estar nas escolas estão sendo privados do direito de aprender tendo que trabalhar em situações extremamente precárias.

Entretanto, não é somente o serviço no campo o principal responsável por essa realidade a grande maioria dos jovens entre 16 e 17 anos não trabalha com carteira assinada e desta forma, eles acabam perdendo uma série de benefícios que são importantíssimos para o futuro.

Veja também: Trabalho infantil no Brasil.

trabalho infantil

Trabalho infantil

A criança tem o direito de brincar, ser livre e não ter atividade remunerada até os 16 anos de idade. Contudo muitas crianças trabalham pesado para ajudar em casa, onde são obrigadas a encaram cargas pesadas diárias para ganhar um dinheiro muito baixo.

A criança perde todo o direito a liberdade, perde toda a chance de se desenvolver de forma sadia, pois começa a criar uma responsabilidade que ainda não tem.

Além disso, dos milhões de brasileiros que estão na condição de aprendiz (entre 14 e 16 anos) se encontram desempregados, ou então, executando atividades agrícolas, sem nenhuma remuneração e com situações de trabalho precárias. Isso não é vida! Temos que lutar contra o trabalho infantil, lugar de criança é na escola.

Mais sobre Exploração do trabalho infantil no Brasil

Pesquisa sobre o trabalho infantil

trabalho-infantil

O trabalho infantil é muito grave em nosso país, podemos encontrar cerca de 5 milhões de jovens com idades entre 5 e 17 anos trabalhando com coisas pesadas ou até mesmo sendo explorada em seu trabalho.

Outro ponto interessante a ser analisado é que quase 90% dos jovens de 15 há 17 anos trabalhavam em 2077 sem ter registro da carteira, sendo que eles cumpriam mais do que o que a lei pede, no caso 40horas semanais. Sem carteira assinada, esses jovens certamente não terão benefícios maiores no futuro, como a aposentadoria.

Esses dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra em Domicilio e atualizada em 2012. Contudo essa pesquisa entra em conflito com a pesquisa feita pelo IBGE,  isso por que ele faz apenas dados relativos ao trabalho infantil de 5 a 17 anos.




Fabio
27/07/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Exploração do trabalho infantil no Brasil

Destaque

Informações do filme Capitão América

Informações do filme Capitão América