Exercícios para evitar lesão por esforço repetitivo

A lesão por esforço repetitivo é uma doença que causa a inflação dos tendões na qual precisa de acompanhamento médico e exercícios regulares.

Lesão por esforço repetitivo.

A LER requer acompanhamento médico e cuidados posteriores.

LER – lesão por esforço repetitivo é uma doença que atinge as pessoas que trabalham diariamente realizando o mesmo movimento como trabalhar em frente ao computador, empregadas domésticas, lavradores dentre outros.

As lesões costumam causar dores muito fortes, especialmente àqueles que passam horas sentados em frente ao computador começam a sentir dores nas costas, formigamento nos dedos, dores na região lombar e nos ombros devido à má postura que ficam sentados o dia todo.

A doença pode atingir pessoas de todas as idades, onde podem acabar desencadeando cerca de 30 doenças dentre as mais comuns estão a tendinite, bursite e tenossinovite onde acabam alterando as estruturas musculares, músculos, nervos, articulações e tendões.

Entenda o que é LER ou DORT

Profissões comuns de desenvolver LER

A doença pode se desenvolver em profissionais de vários ramos como aqueles que passam horas em frente ao computador, digitam muito ou apertam o mouse, atendem e transferem telefonemas, fazem fotocopias já tudo isso pode desencadear a LER.

As empregas domésticas também têm grandes chances de desenvolver o problema por não terem orientações corretas sobre como segurar na vassoura, segurar as panelas dentre outras atividades. Além delas também tem os músicos que fazem o tempo todo o mesmo exercício nos ensaios e apresentações.

Com as pessoas que sofrem com este problema tem muita facilidade em desenvolver lesões como a tendinite sendo as mais comuns de todas, onde causa a inflamação dos tendões além de outras recorrentes como síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho e também o cotovelo de dentista.

(Clique na imagem para ampliar)

Doenças de LER.

Mais sobre Exercícios para evitar lesão por esforço repetitivo

Sintomas da LER

Como evitar a LER.

Se você já trabalha há algum tempo com as atividades citadas acima ou outras que exigem a repetição dos movimentos, veja abaixo alguns dos sintomas que ela pode apresentar.

- Sensação de peso.
- Fadiga muscular.
- Perda de controle dos movimentos.
- Alteração na sensibilidade.
- Formigamento.
- Dores agudas.

Exercícios que ajudam a evitar a LER

Se você se encaixa em algumas das situações de trabalho citadas acima procure fazer pequenas pausas a cada 2 ou 3 horas, acompanhada de alongamento especialmente na região dos braços e mãos.

Algumas empresas já disponibilizam a famosa ginástica laboral que é os exercícios que previnem a LER. Lembrando que ela deve ser orientada por um profissional de modo que indique corretamente os exercícios que ajudam a evitar as lesões.

Vídeo de como fazer ginástica laboral

Contudo se você sente dores nas mãos, dedos, ombros ou cotovelos procure um médico e explique com detalhes como é feito o seu trabalho que possivelmente serão solicitados exames para identificar a causa das dores.




Paula
14/09/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Exercícios para evitar lesão por esforço repetitivo

Destaque

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop

Saiba qual a diferença entre um notebook e um laptop