Estratégias para limpar a casa

Balde com produtos de limpeza

Infelizmente, não é todo mundo que pode contar com a ajuda de uma faxineira. Se este é o seu caso, você mesmo é quem deve por a mão na massa e colocar a casaem ordem. Entretanto, para realizar esta tarefa com menos esforço possível, você precisa seguir algumas dicas de limpeza  importantes.

Não deixe a bagunça acumular

A primeira delas é não deixar a sujeira acumular. Muitas pessoas preferem fazer tudo de uma só vez ao invés de realizar os serviços aos poucos. Se ficar com a segunda opção, você terá muito menos trabalho na hora de fazer uma faxina mais pesada.

Mais sobre Estratégias para limpar a casa

Quando falo em não deixar a bagunça ir tomando conta, me refiro a se esquecer de tarefas que precisam ser realizadas todos os dias, como arrumar as camas, manter a pia do banheiro sempre limpa, guardar as roupas e os objetos que estiverem fora do lugar, varrer o chão, especialmente da cozinha, lavar a louça depois das refeições etc.

Planeje-se

Desenho de uma faxineira

Outra orientação importante é montar um esquema de limpeza semanal. Por exemplo, você pode separar a segunda-feira para fazer uma faxina mais pesada. De qualquer forma, para a limpeza geral, o correto é escolher um dia em que você esteja descansado e não tenha compromissos.

Além disso, agende outras tarefas para o resto da semana. Lembre-se de que também é preciso lavar e passar as roupas, lavar o quintal e colocar em ordem outras coisas que não precisam ser feitas, necessariamente, no dia da faxina mais pesada.

Limpeza por cômodo

Esta estratégia de limpeza é mais indicada para quem trabalha fora e não pode reservar um dia da semana para arrumar a casa inteira. Ela consiste em separar 30 minutos diários para que você possa limpar um único cômodo ou ambiente.

Escolha um horário que não comprometa a sua agenda. Assim feito, elabore um cronograma com as tarefas que devem ser realizadas ao longo da semana. Num dia, por exemplo, você pode arrumar a cozinha e lavar as roupas, ou ajeitar os quartos, limpar o banheiro, enfim, colocar em ordem um dos cômodos da casa. Veja qual é a agenda que melhor se encaixa dentro de suas possibilidades.

 

03/01/12 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar