ENADE 2013 Inep: inscrição, data, gabarito e resultados

O ENADE é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e visa avaliar o ensino aplicado pelas instituições de ensino superior do Brasil.

O Exame Nacional de Desempenho dos estudantes foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação e visa avaliar o ensino oferecido aos alunos de graduação.

O ENADE avalia em média 4.143 cursos de graduação aplicados em todo o Brasil e entre os cursos avaliados no ano de 2013 temos agronomia, biomedicina, enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, dentre outros.

As inscrições para o exame são feitas automaticamente pela instituição de ensino.

ENADE como funciona?

Logo- ENADE

A prova do ENADE é como um componente curricular obrigatório, portanto o estudante selecionado que não comparecer ao exame estará em situação irregular junto ao ENADE.

O que o exame pretende é avaliar o desempenho dos alunos em relação às matérias e disciplinas programadas pelas instituições de ensino superior, assim, o MEC pode verificar de que forma tais instituições estão contribuindo para a formação do futuro profissional.

As áreas avaliadas pelo ENADE são definidas pelo Ministério da Educação através dos cursos propostos pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes) órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

A prova do ENADE é composta com 40 questões, sendo 10 referentes a conhecimentos gerais e 30 da parte de formação específica da área, contendo nas duas etapas questões discursivas e de múltipla escolha. No entanto, a parte específica vale 75% da prova e a geral 25%.

O ENADE 2013 deve acontecer no dia 2 de agosto e serão convocados alunos de cursos de graduação que estejam ingressados ou concluindo um curso superior.  Vale lembrar que alunos de cursos de tecnologia com carga horária de duas mil horas vão participar do ENADE 2013, no entanto são avaliados alunos que estiverem no final do primeiro ano do curso.

Resultado do ENADE 2013

Alunos fazendo prova do ENADE

O resultado do ENADE em nada implica aos alunos, pois o exame tem como objetivo avaliar a situação das instituições de ensino superior do Brasil e visa traçar metas para que elas melhorem cada vez mais o seu conteúdo.

Informações sobre o ENADE

09/05/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Queria saber se pessoa quer terminou segundo grau ha dez anos pode participar do enade sou vidrada em estudo e pesquisa e conhecimentos em geral

    feliciana rodrigues da silva

    08/02/14

Comentar