Enade 2011

Enade 2011

Enade é o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes, é uma avaliação do ensino de graduação brasileiro, está sendo aplicado desde o ano de 2004, substituindo o Provão que foi criado em 1996.

O Enade avalia o desempenho dos estudantes de graduação, ele coloca em sua prova todos os conteúdos programáticos previstos na grade curricular do curso, avalia também a compreensão de temas ligados á realidade, enfim avalia o conhecimento do aluno durante toda a sua vida dentro da universidade.

Mais sobre Enade 2011

A participação do aluno não é obrigatória, porém essa participação no Enade conta muito em sua grade curricular, isso fará diferença futuramente na conquista de um emprego.

Antigamente o Enade era feito de três em três anos, ou quando a primeira turma de um determinado curso estava se formando, hoje ele é feito com todas as primeiras e últimas turmas de determinado curso.

Dizemos determinado curso porque quem escolhe os cursos que serão avaliados é o Enade, há boatos de que nos próximos anos todos os cursos deverão ser avaliados, mas isso ainda não está confirmado.

Na prova do ano de 2010 alguns cursos foram avaliados como agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional, zootecnia, agro-indústria, agro negócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Neste ano de 2011 acreditamos que seja outra gama de cursos que serão avaliados como direito, administração, física, entre outros, porém é possível que o Enade escolha alguns cursos que já foram avaliados.

O Enade foi feito para avaliar a qualidade de ensino e assim fazer com que as universidades, tanto particular como pública, possam melhorar cada vez mais o seu ensino.

Os cursos que não têm um bom desempenho nesta prova são penalizados e assim dentro de um prazo precisam mostrar o que será melhorado dentro daquele ensino, e dentro de um ano o Enade volta a fazer a avaliação para o curso que foi penalizado e assim avaliado novamente para ver se as mudanças foram positivas ou não.

Por isso se você é um universitário não deixe de estudar e se preparar para o Enade, aguarde as próximas novidades sobre data de inscrição e local das provas.

07/02/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar