Diferenças entre República e Ditadura

Diferenças entre República e Ditadura.

Pintura que representa a própria República Francesa.

As diferenças entre República e Ditadura são muitas, e se você quer realmente saber sobre esse vasto e importante assunto, vale a pena ler nossa matéria, que com toda certeza, será capaz de sanar várias de suas dúvidas sobre esses sistemas de governo, que possuem sempre um lado positivo e um negativo.

O que é República

A palavra República vem do Latim, e significa "coisa pública". Ou seja, é algo que pertence ao povo. Essa forma de governo tem como principal característica a eleição, que serve para que os cidadãos de uma cidade, estado e país escolham seus representantes, que permanecerão no cargo por um tempo determinado. Outra característica da república é que não há a hereditariedade dos cargos, ou seja, mesmo que um governante morra enquanto estiver no poder, seus herdeiros jamais terão nenhuma ligação com o cargo por ele exercido.

O que é uma eleição

A eleição do chefe de Estado de uma república é caracterizada pelo voto secreto, que pode ser livre, como por exemplo nos Estados Unidos, ou pode ser obrigatório, como no Brasil.

Chefe de Estado

Geralmente, nos referimos aos chefes de estado como presidente, que é responsável pelo Poder Executivo. A ele, ou ela, caberá liderar, dirigir, presidir, e encontrar os meios para que o país seja dirigido sempre à frente, visando o melhor a sua população.

O que é república.

República no Brasil

Dos países que foram colonizados por Portugal, o Brasil foi o primeiro a se tornar República, que foi proclamada no Rio de Janeiro, que era a capital do país. Foi aos 15 de novembro de 1889, que o Marechal Deodoro da Fonseca liderou um grupo de militares fortemente armados, e conseguiram depôr o imperador D. Pedro II. Em nosso país, assim como na maioria que passou pelo regime monarquista, a República só foi instaurada depois de um golpe de estado.

O período de 1889 a 1930 ficou sendo conhecido como República Velha, que os historiadores costumam dividir em duas partes: República da Espada, que consiste em uma espécie de ditadura militar, da qual participaram apenas os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto; e a República Oligárquica, chamada também de "Política do café com leite", na qual apenas os influentes fazendeiros de São paulo e Minas Gerais conseguiam eleger candidatos.

O que é Ditadura

Uma Ditadura tem como sua principal característica a falta de democracia, ou seja, o povo não tem nenhum poder de escolha. Assim sendo, a escolha do presidente não cabe ao povo. Além disso, muitas medidas chamadas de "segurança", tomadas por ditadores anulam completamente o poder de cidadão que qualquer indivíduo possa ter, como o direito de votar, o direito de se locomover livremente, e até mesmo o direito de expressar suas opiniões, sejam elas sobre qualquer assunto.

Outra característica da Ditadura é o poder dado a polícias especiais do governo, que podem vasculhar a vida de qualquer cidadão, podendo fazer revistas sem nenhum mandado, e até mesmo prendê-los, mesmo sem nenhuma prova, apenas pela suspeita de seu envolvimento em grupos "radicais" que se posicionem contra esse sistema de governo. Além disso, outra característica da ditadura é a falta de poder da impressa e artistas, que muitas vezes são censurados, e não podem veicular notícias, quadros, músicas, livros, poesias, ou qualquer coisa que o governo entenda que está indo contra o governo estabelecido.

Você também pode gostar de ler sobre

04/09/12 por Laura

   



Mais informações por email

Comentar