Diferença entre artrite e artrose

A artrite e artrose são doenças parecidas, porém afetam partes do corpo diferentes. Veja no post abaixo mais informações.

Artrite e artrose são doenças com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, diante disso muitas pessoas ficam confusas.

O que é artrite e artrose?

Mulher com dor no joelho

Artrite é o nome que damos quando há um processo inflamatório nas articulações. A articulação é a região em que há conexão de dois ou mais ossos distintos tais como joelhos, cotovelo, punhos, tornozelo, ombros, dentre outros.

Mais sobre diferença entre artrite e artrose

Algumas articulações estão ligadas por um tecido fibroso, o que cola um osso ao outro os tornando imóveis.

Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para mover uma ou mais articulações. A causa mais comum de artrite é a artrose.

A artrose é chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, a mesma ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como '' almofada '' entre os ossos.

Entre os tipos de artrite a osteoporose é a mais comum. Ela pode atingir qualquer articulação do homem que tenha cartilagem, porém a doença ataca, normalmente, o quadril, joelho e coluna.

A degeneração da cartilagem na artrose acontece pelo envelhecimento da mesma, o que causa a destruição da cartilagem e dos ossos, além do mais pode resultar em incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se doloroso.

Vale lembrar que além da idade outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses como a genética, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, dentre outras doenças. A osteoporose é uma doença progressiva e sem cura, pois uma vez destruída a cartilagem não se regenera.

Sintomas da artrose

Casal fazendo exercício físico

O principal sintoma da artrose é a dor que piora com o esforço físico e alivia com o repouso, este incômodo costuma piorar no final do dia e após longos períodos de imobilização como, por exemplo, viagens de avião ou em poltrona de cinema. A dor pode surgir com atividades cada vez menos intensas e pode ocorre mesmo em repouso.

Para amenizar as dores é recomendado praticar exercícios físicos tais como alongamentos, caminhadas leves, andar de bicicleta, enfim.  Quanto mais forte e flexível é a musculatura ao redor das articulações, mais chances você tem de eliminar as dores.

Artrite e artrose causam problemas nas articulações do corpo

26/04/13 por Evelin

   



Mais informações por email

Comentar