Dicas para ser um bom chefe

Dicas para ser um bom chefe

Liderar uma equipe exige uma série de cuidados. Quem exerce o cargo de chefia em uma empresa, por exemplo, é observado constantemente pelos seus subordinados. Por isso, fique atento para não cometer nenhuma gafe e, assim, comprometer a sua imagem com os demais.

Além das competências que todo líder precisa ter, você ainda deve colocar em prática algumas regras de comportamento. São dicas para que você possa cumprir melhor o seu papel e conquistar o respeito dos seus comandados. Confira!

Tenha etiqueta

Vestir-se bem e de forma adequada é extremamente importante para quem exerce algum cargo de liderança. O ideal é permanecer dentro dos padrões impostos pela empresa, sem abusar de roupas muito extravagantes.

A dica continua no modo como você trata os seus funcionários. Chefes mau-humorados e antipáticos estimulam o mesmo comportamento naqueles que o rodeiam. Portanto, caso queira que haja harmonia na sua empresa ou departamento, seja simpático com todos.

Ainda sobre normas básicas de etiqueta, evite participar de conversas paralelas e fofocas sobre a vida pessoal dos empregados. Caso se envolva nesse tipo de coisa, você vai estimular uma prática que pode desvirtuar todo o foco de sua equipe.

Dicas para ser um bom chefe1

Haja como líder

Todo chefe precisa tomar decisões importantes sobre o rumo de sua empresa. Entretanto, não faça isso de forma autoritária, sem dar ouvido aos demais. Escute as opiniões de cada um, inclusive as queixas que seus funcionários podem ter. Com a participação de todos, vai ficar mais fácil resolver os problemas.

Se envolva com o trabalho de sua equipe e procure saber como está o andamento dos serviços e projetos. Para tal, não fique o dia inteiro trancado dentro da sua sala. Vez ou outra, saia pela empresa, converse com os empregados, enfim, tente mostrar que está preocupado com o que estão fazendo.

Outros cuidados

O mau uso das redes sócias também pode causar transtornos para a sua equipe. Portanto, tome bastante cuidado com o que você posta no Orkut, Facebook, Twitter e outras ferramentas, para não expor particularidades dos seus funcionários e constranger alguém.

24/12/11 por Fabio

   



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