Dicas para o primeiro emprego

Dicas para o primeiro emprego
A grande dificuldade dos jovens que não estão no mercado de trabalho é superar a falta de experiência. As empresas preferem os profissionais que estão há mais tempo na profissão aos estudantes que acabaram de se formar.

É preciso conviver com a dúvida, a insegurança e tantos outros sentimentos que refletem a realidade de quem está em busca do seu primeiro emprego. Por isso, separamos algumas dicas que vão indicar o caminho que você deve seguir caso esteja enfrentando este obstáculo.

1 – É de extrema importância que o candidato conheça a área na qual pretende atuar. Esse tipo de informação irá ajudá-lo a elaborar um bom currículo, preparar sua entrevista e desenvolver um plano básico de marketing pessoal.

2 – O currículo tem um peso importante na hora da contratação. Portanto, um modelo bem feito pode trazer ótimos resultados para a sua carreira. Como você não terá muito o que falar sobre sua experiência anterior (a não ser que tenha realizado algum trabalho voluntário ou algo mais informal), foque na sua formação. Use o documento para mostrar ao empregador suas qualificações, mas, principalmente, que você tem potencial para crescer.

3 – Outro momento decisivo na vida do jovem que está lutando para conquistar seu primeiro emprego é a entrevista. Hoje, as empresas avaliam bastante a inteligência emocional do candidato, que está relacionada a sua empatia, sua capacidade de comunicação interpessoal, sua capacidade de trabalhar em equipe, sua motivação etc.

Também é importante mostrar conhecimento sobre a instituição. O jovem deve saber quais são características, seus principais concorrentes e o que ele precisa apresentar para desempenhar um bom trabalho lá dentro.

4 – Use os sites de relacionamentos da internet para aumentar as suas chances de encontrar o tão sonhado primeiro emprego. Inscreva-se em comunidades e fóruns ligados ao assunto, faça novos contatos e cadastre-se em sites que possam te deixar informado sobre as vagas disponíveis no mercado.

25/07/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar