Dicas para decorar a tabuada

Alguns encontram dificuldades em fazer tabuadas e optam por diversos métodos como colá-las na capa do caderno para memorizar mais facilmente.

matemática

A matemática não está entre as matérias prediletas da maioria dos estudantes, devido a sua complexidade e exigência de raciocínio lógico. De forma geral, são poucas as pessoas que possuem alguma intimidade com os números.

Uma das fases mais temidas pelos alunos dentro da aritmética é a tabuada. Ela é uma das quatro operações fundamentais da matemática (as demais são divisão, adição e subtração). A mesma é composta com números de 1 a 10. Mesmo assim, muita gente encontra dificuldade na hora de fazer uma simples conta de multiplicação.

Para resolver este problema, algumas pessoas acabam adotando diferentes técnicas. Há aqueles que colam a tabuada na capa do caderno, na parede, nos lápis, ou então, ficam a tarde inteira repetindo os números da tabuada para poder decorar. Entretanto, saiba que não é preciso fazer nada disso para realizar contas de multiplicação.

Crianças com livros nas mãos

Dicas para decorar tabuada

Separamos um método bastante simples e que pode te ajudar na resolução de problemas. Com essa dica você é capaz de definir o produto entre números de um a nove. Porém, assim como qualquer outra técnica, esta exige bastante prática. No começo, você pode se confundir um pouco, mas com o tempo a operação se torna automática.

Por exemplo, na multiplicação: 6 x 8.

Abra as duas mãos, uma irá representar o 6 e a outra o 8. A primeira representa o 6, então você deve ter o pensamento "quanto o 6 é maior que o 5"? A resposta é um, então abaixe um dedo. Com a outra mão fala o mesmo procedimento, a resposta será três então abaixe três números. A quantidade de números baixos é 4, que vai representar a dezena.

Já para calcular a unidade você deve multiplicar os dedos que sobraram das duas mãos ou seja: 2x4 = 8. Em seguida é só somar a dezena (40) com a unidade (8), então será  6x8=48.

Menina estudando matemática

Simples, não é mesmo? Bom, agora é só treinar para colocar em prática este método. Alguns truques estão disponíveis em sites e vídeos da internet. Além disso, caso tenha curiosidade para saber mais sobre o assunto, converse com o seu professor de matemática, pois, certamente, ele deve ter muito mais dicas para ensinar. Deixe seu comentário em nosso blog.

Veja a tabuada de 1 a 10 completa baixo:

tabuada

Tabuada com os dedos:

23/07/09 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar