Dicas para cuidar da higiene do animal de estimação

Dicas para cuidar da higiene do animal de estimação

Muitas pessoas cuidam de seus animais como se fossem filhos, dão banho, levam sempre ao médico veterinário, e colocam roupas, pois desejam que a sua higiene esteja sempre em dia para que o seu animalzinho não contraia doenças e viva sempre com saúde.

Do mesmo modo que a gente precisa tomar banho, nossos animais de estimação também, cortar as unhas, limpar as orelhas e aparar os pelos, ou até mesmo escovar os dentes. Dessa maneira você garantir maior longevidade do seu animal, ale de garantir a saúde e bem-estar de sua família.

Mais sobre Dicas para cuidar da higiene do animal de estimação

Com o seu animal limpinho é muito mais difícil que ele carregue microorganismos, como as bactérias, que podem transmitir doenças á você e todas as pessoas que convivem com o animal.

É por esse motivo que separamos algumas dicas para que você cuide da saúde do seu animal e conseqüentemente da sua família.

Limpe todos os dias os olhos do cão, nunca use objetos pontiagudos, pois muitas vezes eles se debatem, e dessa maneira você poderá machucá-lo. Pegue um pedaço de papel higiênico e molhe um pouco a região dos olhos que está com sujeira, depois puxe devagar com o papel.

Para limpar as orelhas basta fazer um rolinho de gazes ou um pedaço de pano que você use só para isso, e limpe superficialmente a orelha. Cachorros com grandes orelhas costumam ter mais problemas que os de orelha pequena.

Além de banho semanal é muito interessante que você leve o seu animal para uma tosa higiênica, onde será retirado os pelos das partes íntimas do animal, facilitando assim que ele se limpe, e que diminua a disseminação de bactérias, fungos e micoses.

Para cortar as unhas leve em um veterinário, pois não precisa cortar muito curto porque isso machuca o animal, é preciso cortar somente as pontinhas, mas se o cão puder correr em um local cimentado isso já fará o lichamento das unhas.

Você deve acostumar o seu animalzinho a escovar os dentes desde cedo, isso permite que as gengivas e os dentes fiquem saudáveis por mais tempo, evitando o tártaro e as bactérias, além de eliminar aquele bafo desagradável. Outra maneira de eliminar o bafo e parte do tártaro é dando aqueles ossinhos que eles adoram.

Com essas dicas você manterá o seu cachorro sempre feliz, pois ele não terá problemas com doenças causadas pela fala de cuidados com a sua higiene, além do mais você garantirá que o seu cão não passe doenças para a sua família.

03/01/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar