Dicas para adestramento de cães

Está enfrentando dificuldades em deixar seu cão menos bagunceiro e mais dócil? Confira algumas dicas que poderão te ajudar.

Adestrar seu próprio cãozinho em casa, sem auxílio de profissionais e do modo que você melhor entender é o sonho de muitos. Porém, o adestramento não é algo tão simples e exige diversas técnicas que nem sempre são conhecidas por nós, leigos no assunto.

Adestrar cão

Em verdade, o que nós achamos ser o certo e a melhor forma de adestrar nosso animal de estimação muitas vezes é a pior maneira possível. Brigar, xingar, gritar ou maltratar o animal, que é uma técnica arcaica, violenta, mas infelizmente ainda muito usada, é uma dessas maneiras erradas mas que muitas pessoas ainda acham estar certas!

Melhor amigo

Pensando nessa preocupação de nossos leitores em adestrar o cãozinho para obedecer e ser, na medida do possível mais educado, mas sem maltratá-lo, nós, do BlogMail, vamos lhe dar dicas de como realizar essa árdua tarefa!

Como ensinar seu cão a obedecer

Antes de qualquer coisa é necessário conhecer seu cão. Você precisa saber se ele é um líder ou um submisso natural, principalmente em relação a outros animaizinhos que vivem em sua casa, mas também em relação às pessoas que com ele compartilham o ambiente, especialmente o dono.

Adestrando cão

Esse instinto de liderança (ou não) muitas vezes é decorrente da raça, da origem do animal. Com esses cães que tendem a dominar o espaço, o dono que pretende adestrá-lo deve mostrar-lhe sempre pulso firme.

Mas lembre-se, pulso firme não quer dizer brutalidade nem maus tratos. Quando um cão obedece as regras, ele não se sente menos feliz, desde que isso não ocorra pela brutalidade! A melhor dica é: seja o líder, seja o cão-alfa e ele te obedecerá.

Adestramento

Para iniciar, coloque limites no seu cão. Não deixe ele entrar no seu quarto, por exemplo. Não o deixe subir no sofá sem se chamado. Se ele insistir, não dê atenção a ele até que ele desista. Quando ele vier no maior fogo querendo brincar, aguarde uns minutos. Mostre que quem decide a hora de brincar é você, e não ele (mesmo que na verdade não seja assim).

Como ensinar seu cão a fazer suas necessidades

Para essa tarefa existem vários suplementos que podem ser encontrados em petshops e agropecuárias. Normalmente são compostos de ureia, e você deve jogá-lo no local onde quer que seu animalzinho faça as necessidades. O cheiro da ureia o atrairá até o local, e com o tempo ele se adaptará a fazer somente ali.

Levar fazer xixi

Se for possível a área onde deseja que seu cachorro faça as necessidades não for muito pequena, deixe-o por um tempo, preferencialmente no início da sua vida, fechado nesse local. Ele será obrigado a fazer as necessidades ali, e quando soltá-lo já estará adaptado a isso. Forre essa área com jornal, e quando soltá-lo para percorrer todo o território, mantenha apenas o jornal, sem qualquer área cercada.

fazer xixi no lugar certo

Você notará que ele continuará a fazer as necessidades nessa área, mais especificamente em cima do jornal. Com o tempo você poderá diminuir a área, retirando jornais gradativamente.

Quer saber mais sobre adestrar cães? Então, assista ao vídeo a seguir.

Veja mais sobre cães

19/01/16 por Paulo Sérgio

   



Mais informações por email

Comentar