Dicas de como fazer escovas progressivas

A escova progressiva é uma técnica utilizada para alisar, tratar e diminuir o volume dos fios. Ela é chamada “progressiva” pelo efeito gradual que causa nos cabelos em cada aplicação, ou seja, eles vão ficando progressivamente mais finos e menos cheios.
Os fios ficam mais lisos por causa da presença de queratina, e a chapinha usada no procedimento ajuda a fixar a queratina nos fios, deixando-os bem mais bonitos e macios.

O principal componente desta escova é o formol, que garante que o cabelo ficará liso, além de emolientes e queratina, mas com o tempo os produtos saem por isso é necessário refazer este procedimento a cada 2 meses aproximadamente.
Vale lembrar que o formol está proibido pela ANVISA, é um componente altamente tóxico para o organismo, podendo causar irritações quando utilizado em excesso, portanto que utilizar deste produto estará agindo contra a lei. Por isso é importante procurar um profissional de confiança, verificando se os produtos que ele usa são aceitos pela ANVISA.

Cuidados após a escova progressiva: espere pelo menos 2 dias para lavar os cabelos, isso ajudará numa melhor fixação. Utiliza xampu com pH neutro, sem sal e sem corante, para não abrir a cutícula dos fios. Sempre proteger os fios antes de utilizar o secador, evite ao máximo xampu anti-resíduos, isso fará com que à química do seu cabelo saia mais rápido.

Para alegria de muitas que não fazem escova progressiva por causa do formol, saiba que existem escovas que alisam, tiram o volume e doma os cachos, sem possuir formol. São elas, Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8, X-Tenso, Escova Progressiva Inteligente Blue Max Evolution, Escova de Frutas e a Escova de Chocolate.

Mas se sua vontade é fazer escova em casa, ai vai umas dicas:
Proteja-se, coloque a mistura indicada por um profissional de sua confiança em um recipiente não metalizado, lave o cabelo com xampu anti-resíduo em água morna assim a cutícula do seu cabelo será aberta, não use condicionador, solte uma mexe na nuca e passe, sem encostar no couro cabeludo e vá subindo até passar em todo o cabelo, após passar seque o cabelo como se estivesse fazendo escova, e finalize com a chapinha, o efeito liso depende do modelar, portanto capriche.

Estas escovas para sair de acordo com as suas expectativas, melhor serem feita com profissionais adequados, evitando danos ao seu cabelo e á sua saúde.

11/11/10 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar