Desnutrição no Brasil

Saiba mais sobre o triste panorama da desnutrição em nosso país, e confira também alguns dos problemas que são gerados pela fome e miséria.

Dentre os principais problemas que o povo brasileiro enfrenta, o pior que é a fome e desnutrição. Infelizmente o número de famílias que estão vivendo em condições extremamente precárias é muito grande. O problema é ainda maior nas regiões Norte e Nordeste, onde além da população sofrer com a falta de comida, muitos têm que enfrentar outro problema que é a falta de água, mas o governo brasileiro lançou vários programas com o objetivo de acabar com esse mal, como o Programa Fome Zero que faz parte do Programa Bolsa Família, porém, mesmo com isso, mais de 16 milhões de brasileiros vivem na miséria.

Prato vazio

Muito ainda tem que ser feito para solucionar esse problema, que ceifa a vida de milhares de crianças, muito antes de completarem um ano de vida e usando pensamos nas que acabam morrendo antes de suas cinco anos, os números são assustadores.  A fome também leva a outros problemas, como por exemplo o tráfico de substâncias ilícitas, entre outros métodos inadequado de se ganhar algum dinheiro. Em algumas regiões do Brasil, é muito comum garotas, com menos de 15 anos, venderem o corpo, em troca de simples marmitas de comida.

Desnutrição no Brasil

A miséria e a fome no Brasil levam a outro problema muito grave, e que acaba afetando milhares de brasileirinhos, estamos falando da desnutrição, que além de fazer com que as crianças, jovens e adultos sofram, também leva a vários problemas de saúde, que vão desde o mau desenvolvimento fetal, no caso de grávidas desnutridas, até a morte precoce, e é claro, problemas que afetam nervos, ossos, olhos, e cérebro.

Crianças desnutridas, mesmo que frequentem a escola não conseguem acompanhar o ritmo de aprendizagem da classe, pois para aprender, é necessários que o cérebro tenha energia, que vem dos alimentos que ingerimos. Em uma época em que se fala tanto de hábitos alimentares saudáveis, e que  população brasileira está a cada dia mais obesa, é um paradoxo saber que, ao mesmo tempo, milhões de pessoas vivem com menos de 300 calorias diárias, lembrando que, para uma criança, o ideal é o consumo diário de até 1.800 calorias, e um adulto deve consumir até 2.300 calorias!

Desnutrição vs. Desperdício

É também muito complexa a relação entre quem passa fome e quem joga comida fora. Estima-se, que somente no Brasil, anualmente, vá para o lixo mais de 1,3 toneladas de alimentos! E não estamos falando daqueles restinhos que sobram no prato, mas sim do enorme desperdício e perdas sofridas no manuseio incorreto na hora de colher os alimentos produzidos, com o transporte, e também naqueles que, mesmo estando em boas condições de consumo, apresentam uma aparência feia, e acabam sendo jogados fora pelos supermercados e varejistas.

Mais sobre Desnutrição no Brasil

Se ao menos metade destes alimentos que acabam indo para o lixo, fossem doados para programas de distribuição de comida, não haveria desnutrição no país, já que a grande maioria da comida que é desperdiçada é constituída de grãos, hortaliças, legumes e verduras, ou seja, a base de uma alimentação saudável.

É claro que existem muitas empresas que sabem disso, e que fazem o que podem para ajudar. Em São Paulo, existe o Projeto Sopão Solidário, que vai até os supermercados e busca aqueles alimentos de qualidade para consumo, porém não apresentam uma aparência bonita, e fazem com ele o famoso sopão, que é distribuído aos moradores de rua e pobres em vários pontos da Capital paulista. Este exemplo é encontrado em muitas outras cidades do Brasil.




Fabio
12/01/09

Mais informações por email.

Comentar sobre Desnutrição no Brasil

Destaque

Informações do filme Capitão América

Informações do filme Capitão América