Correr na areia benefícios

Correr na areia pode trazer mais benefícios do que você imagina. Confira algumas dicas e informações acerca dessa prática tão rica.

Correr está longe de ser apenas um exercício físico. Isso porque há várias categorias de esporte, inclusive olímpicos, que utilizam dessa atividade física. Mas mesmo assim não deixa de ser um dos exercícios físicos preferidos dos brasileiros.

Como esporte amador, exige-se pouco investimento. Você precisa de um tênis confortável e que absorva os impactos que os pés sofrem ao tocar o chão, short e camiseta. Objetos do vestuário que todos nós já temos e utilizamos!

Benefícios de correr na areia 2

O local pode ser qualquer um. Pode correr no condomínio em que mora, no bairro, em locais abertos próprios para a prática, parques, jardins, praias ou até mesmo na esteira da academia. Talvez seja essa praticidade que atraia muitos adeptos ao esporte.

Mas, apesar de simples, há locais e equipamentos que são mais propícios para a prática. Nesse post daremos dicas sobre isso.

Alongamento antes de correr

Alongar não é algo importante apenas antes de correr. Devemos nos alongar antes de praticar qualquer exercício. Em verdade, o ideal seria nos alongar até mesmo antes de trabalhar, pois isso alivia a tensão dos músculos e fazem eles agirem de forma mais leve, menos cansativa e que, portanto, exige menos deles.

Alongamento

Antes de iniciar a corrida, alongue seu corpo como um todo. Não basta só as pernas, pois ao correr você certamente movimentará outros músculos, inclusive dos membros superiores (braços).

Procure iniciar seu treino de maneira leve, para não forçar demasiadamente. Procure descobrir seus limites, mas nunca ultrapassá-los. Isso poderá trazer prejuízos físicos, e não é isso que se busca quando praticamos exercícios, não é?

Benefícios de correr na areia

Como dito, correr é uma atividade que pode ser praticada em diversos lugares e de várias formas. Mas correr na areia certamente é uma das melhores.

O solo arenoso na maioria das vezes é irregular, e isso será um incremento no desenvolvimento da sua musculatura. Mas, além de irregular, ele é macio .A maciez do solo absorverá o impacto nas articulações, e isso não as forçará demais.

Correr na areia benefícios

Estudos comprovam que correr na areia fofa aumenta o gasto energético em até 2,7 vezes. Isso porque o pé afunda na areia e aumenta o esforço para deslocá-lo

A irregularidade do solo ativa, ainda, os mecanismos de propriocepção. Esse é o mecanismo responsável pela capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, posição e orientação sem a utilização da visão. Isso ajudará na manutenção do equilíbrio postural e a correr com maior eficiência e segurança.

Benefícios de correr na areia

Quer saber mais sobre os benefícios de correr na areia? Então, atente ao vídeo a seguir comece a praticar agora mesmo!

Veja mais sobre exercícios físicos

03/12/15 por Paulo Sérgio

   



Mais informações por email

Comentar