Consultar Liberação do Seguro Desemprego

Milhões de brasileiros que possuem a CTPS assinada tem direito a receberem o seguro desemprego. Saiba como consultar esse direito do trabalhador!

 

Consulta Seguro desemprego

O seguro desemprego é um direito de todo cidadão que trabalha com carteira assinada.

O Seguro Desemprego é um benefício garantido pelo artigo 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal. Sua principal finalidade é garantir a assistência provisória do cidadão que está desempregado, até que este encontre um novo emprego. Porém, para ter direito a esse benefício é necessário ter mantido a carteira assinada por algum tempo, além disso, existem outros pré-requisitos que garantem aos trabalhadores esse benefício.

Mais sobre consultar Liberação do Seguro Desemprego

É interessante ressaltar que a lei do seguro desemprego referente à 1946, passou a entrar em vigor somente em 1986 quando foi criado o Decreto de Lei nº2284/86. Porém com os tempos modernos essa lei foi um pouco modificada e nos das atuais o trabalhador deve fazer entrevistas de emprego antes de requerer o seguro desemprego em pelo menos três empresas, para tanto o trabalhador deverá fazer seu cadastro de emprego online e gratuitamente, ou procurar uma agência do trabalhador em sua região.

O que é preciso para receber o seguro desemprego

Seguro Desemprego

Para recebê-lo, é preciso ser dispensado sem justa causa, ou seja, se você violou alguma das regras estabelecidas pelo seu contrato de trabalho, ou mesmo se tomou alguma atitude imoral ou ilegal, como assediar um colega de trabalho ou roubar a empresa na qual trabalha, entre muitas outras atitudes, você será demitido, e não terá direito ao seguro.

Além disso, o trabalhador deve apresentar os dois últimos contracheques, recibos, ou holerit, ou o último ajuste salarial que consta na sua carteira de trabalho (CTPS). Outros documentos importantes são o cartão PIS-PASEP, termo de rescisão de contrato, e seus documentos pessoais.

Lembre-se também que de acordo com a nova lei o trabalhador precisa passar pelas três entrevistas, e se por acaso uma delas não der certo, somente então ele poderá recorrer ao benefício. Como vimos garantir o direito do seguro desemprego está cada vez mais difícil, por isso é importante estar atento.

Quais os valores e tempo do Seguro desemprego

O valor do seguro é calculado com base no salário mensal do último vinculo empregatício. Essa tabela muda de acordo com cada faixa salarial. Confira na tabela, como é feito esse cálculo:

Como calcular o seguro desemprego.

Você também pode calcular o valor aproximado do seu benefício através de vários sites, como por exemplo o Cálculo Online.  Quanto ao tempo que você terá direito a receber o benefício, ele também é variável, de acordo com o tempo que você passou trabalhando, registrado.

Se você possui registro de 6 meses a 11 meses, tem direito há três meses de seguro desemprego; de 12 meses a 23 meses de registro, o benefício é de quatro meses. Já quem possui de 24 meses a 36 meses, tem direito há cinco meses de seguro desemprego, mas o tempo poderá variar de acordo com o tempo de registro.

Quantidade de parcelas oferecidas pelo Seguro Desemprego

  • De seis á onze meses de trabalho, o trabalhador receberá três parcelas de seguro desemprego.
  • Entre 12 meses de trabalho (1 ano) e 23 meses trabalhados, o demitido recebe quatro parcelas.
  • Acima de 2 anos ou 24 meses de trabalho e ex-funcionário recebe cinco parcelas seguro desemprego.

Lembrando que o tempo para receber seguro desemprego máximo são 16 meses após a demissão, e o máximo de parcelas do seguro pagas são 5.

Como consultar a liberação do Seguro Desemprego

Para consultar sua liberação você pode comparecer até uma das agências da Caixa ou ao centro do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), assim poderá realizar sua consulta presencialmente, mas se desejar poderá realizar esse procedimento online, de uma forma simples, fácil e rápido. Acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego e faça sua consulta.

Nova lei do Seguro Desemprego

14/04/10 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Tenho seis meses fui mandada embora gostaria de saber se tenho direito no seguro desemprego

    jamile de jesus camara

    10/12/15

  2. Gostaria de saber por que nao foi drpositado a quarta e quinta parcela do meu seguro estou bastante apertada pois contava com o dinheiro p pagar contas e onde posso reclamar por isso

    marcia helena do carmo bento

    09/12/15

  3. Quero consultar meu seguro desenprego

    osmar rodrigues barbosa

    04/12/15

  4. Queria saber se meu seguro esta liberdo,pois fui na caixa e atendente mandou eu voltar dia 15 sendo que o dia de receber meu seguro é 12 . desde ja obb .

    daiane

    14/01/14

  5. Gostaria de saber se já esta liberado a primeira parcela do seguro desemprego já tá liberada

    maria do socorro valente sales

    06/01/14

Comentar