Consultar e sacar abono PIS/Pasep

Pis

Para consultar e receber o abono PIS PASEP é preciso atender certos requisitos e ter sua documentação em dia.

Muitas pessoas já sabem do que esse artigo se trata, no entanto, algumas ainda estão em dúvidas com relação ao verdadeiro significado das Siglas PIS e PASEP, vejamos então o que as mesmas significam e como podem nos beneficiar.

Abono Salarial PIS/PASEP

O PIS é um programa que foi criado pelo Governo Federal na década de 70 onde sua maior finalidade é promover a integração do empregado em sua vida e no desenvolvimento das empresas onde procura viabilizar a melhor distribuição da renda nacional para todos os trabalhadores que tem direito. O PIS e o PASEP são bem similares.

O PIS deve ser beneficiado a todo setor privado a quem cabe providenciar o cadastramento de todos os funcionários admitindo que os mesmos não comprovem a estarem escrito no PIS – Programa de Integração Social ou ate mesmo o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Publico. O PASEP, em poucas palavras refere-se ao abono destino aos servidores públicos civis e militares.

Como deve ser feito o cadastramento do PIS/ PASEP?

 

Para que o cadastramento do PIS seja feito é necessário que o empregador que logo na primeira admissão do trabalhador através de um formulário Documento de Cadastramento do Trabalho (DCT) no qual pode ser encontrado na internet onde todos aqueles que forem registrados devem ter o cadastro no PIS.

O que acontece após o cadastro?

Depois de fazer tudo isso o empregado deve receber um cartão contendo o seu numero de inscrição, entretanto estes documentos permitem que o empregado consulte e saque os seus benefícios sociais ao que o mesmo tem direito tais como o FGTS, seguro-desemprego dentre vários outros benefícios.

Aonde o abono esta disponível?

O abono PIS/Pasep esteve disponível nas agencias da Caixa Econômica Federale Banco do Brasil até o dia 30 de junho deste ano. Todo o trabalhador que recebe até 2 salários mínimos e contribui para o PIS (iniciativa privada) e Pasep (para funcionário publico) tem direito a sacar o abono.

Mais sobre Consultar e sacar abono PIS/Pasep

O que fazer para conseguir receber o PIS?

Outra coisa importante é que, para o trabalhador poder sacar o abono ele deveria ter carteira assinada com no mínimo 30 dias no ano anterior, alem de estar cadastrado a pelo menos 5 anos no Fundo de Participação PIS/PASEP para poder receber o beneficio.

Telefone para contato

Caixa Banco

Aqueles que gostariam de saber se tinham direito a sacar o abono, deveriam buscar informações através dos telefones disponibilizados a seguir.

• PIS: 0800 285 0101 (região Sudeste, Norte e Nordeste).
• PIS: 0800 61 0101 (região Sul e Centro Oeste).
• Pasep: 4004 0001 (regiões metropolitanas).
• Pasep: 0800 729 0101 (outras regiões).

Cartão cidadão

O cartão cidadão deve ser entregue ao trabalhador para que ele possa realizar suas consultas e transações, é interessante que anualmente o abono salarial (PIS) é liberado e se encontra a disposição dos inscritos. O local de requerimento e consulta são as Agências Nacionais da Caixa Econômica Federal.




Fabio
16/10/08

Mais informações por email.

Comentar sobre Consultar e sacar abono PIS/Pasep

Destaque

Informações do filme Capitão América

Informações do filme Capitão América