Consulta do PIS PASEP pela internet

O PIS e o PASEP é um abono salarial que muitos trabalhadores têm direito. Saiba com você pode consultar o seu pela internet.

Muitas pessoas possuem Pis ou Pasep, sabem disso mas não fazem ideia do significado. Você sabe o que é Pis e Pasep? Não, não é uma dupla sertaneja!

Pis e pasep

PIS é uma sigla dada para abreviar Programa de Integração Social. Trata-se de um tributo de caráter social, que tem como objeto financiar o pagamento do seguro-desemprego, abonos e participação em receita de órgãos e entidades para trabalhadores de empresas públicas ou privadas.

Mais sobre consulta do PIS PASEP pela internet

Isso ocorre porque, ao ter seu contrato de trabalho rompido por iniciativa do empregador, caso haja um número de meses suficiente para a obtenção do seguro-desemprego, por exemplo, o ex-trabalhador receberá um benefício por um certo tempo. Esse benefício tem que ser custeado por alguma receita, e essa receita é o PIS.

Dinheiro extra

Já o PASEP tem o mesmo objetivo e é arrecadado da mesma forma. Porém o significado de sua sigla é distinto. PASEP é a abreviação de Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. O funcionamento é o mesmo, só muda o nome. Até por isso normalmente se fala PIS/PASEP, sem diferenciar um do outro. A única diferença é que o PASEP é voltado a funcionários públicos civis e militares, e tem sua receita gerida pelo Banco do Brasil ao invés da CEF.

Tanto o PIS quanto o PASEP são "devolvidos ao contribuinte" na forma de abono, além dos benefícios citados acima. Fique atento e veja se você tem direito.

Consulta online Pis Pasep

Para consultar seu PIS/PASEP não é necessário sair de sua casa. Todas as informações referentes ao benefício podem ser extraídas pela internet sem muita dificuldade. Esse serviço está disponível no site da Caixa Econômica Federal, e seu acesso restrito permite que você saiba o saldo e o calendário de pagamento, que varia de acordo com a data de nascimento do beneficiário.

Como dito, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal clicando aqui e clicar no link "Consulta de pagamento".

Pis e pasep consulta online

Depois de clicado na opção "consulta de pagamento", será necessário digitar o Número de Identificação Social - NIS (PIS/PASEP/NIT), sem pontos e/ou hífen e, logo abaixo, sua senha de acesso ao site (fique atento, pois é uma senha diferente da do cartão cidadão).

Caso você não possua a senha a que nos referimos acima, informe o número do PIS/PASEP e clique em "Cadastrar Senha" e obtenha seu código. Com a senha em mãos, volte à página anterior e repita os procedimentos.

Na próxima página estarão disponíveis todas as informações a respeito de seu benefício. Nessa tela, além do PIS/PASEP, você pode obter informações acerca do seguro desemprego.

Pis e pasep consulta online 2

E melhor, você saberá também se seu benefício PIS/PASEP está disponível para saque.

PIS PASEP quem tem direito a receber?

Tem direito ao Abono Salarial PIS/PASEP os trabalhadores que exerceram suas atividades com registro na CTPS por 5 anos, tenha recebido salário médio anual de até 2 salários mínimos e exercido atividade remunerada por pelo menos um mês o ano anterior ao abono.

Cartão cidadão

Nesse vídeo do Youtube você confere mais informações sobre o PIS/PASEP:

Confira mais sobre PIS/PASEP:

Caixa Econômica FGTS PIS
Número do PIS/PASEP consulta
Saiba o que é PIS
Consulta do PIS online

16/11/15 por Paulo Sérgio

   



Mais informações por email

Comentários

  1. Quero saber se tenho passep para receber

    eunice aguillar furlan

    09/12/15

Comentar