Conheça as normas da ABNT

Está no último ano de faculdade e pretende elaborar uma monografia? Então confira no post abaixo algumas regras para fazer um bom trabalho.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) foi criada em 1940 com o objetivo de padronizar as publicações no país, dando a base necessária para o desenvolvimento tecnológico nacional.

Ela é a única entidade reconhecida como Foro de Normalização no Brasil. Sem fins lucrativos, a instituição é membro fundador de vários outros órgãos, como a ISO (International Organization for Standartization), a COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e a AMN (Associação Mercosul de Normalização).

A ABNT possui regras para relatórios, resenha, dissertações e vários outros gêneros textuais. Portanto, quem pretende publicar um trabalho acadêmico deve se guiar pelas normas de associação.

Elas incluem inúmeros detalhes, como formatação de texto, espaçamento, forma de colocar referências, tabelas, imagens, dentre outros.

ABNT- Logo

O que deve ter uma monografia?

Muitos estudantes que estão no último ano de uma faculdade ou de uma formação técnica devem elaborar o trabalho de conclusão de curso (TCC). Este trabalho deve apresentar as seguintes normas:

Capa (obrigatório)
Contra- capa (obrigatório);
Folha de Aprovação (obrigatória);
Dedicatória (opcional);
Agradecimentos (opcional);
Epígrafe (opcional);
Resumo em Língua Vernácula (obrigatório);
Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório);
Sumário (obrigatório).

Regras ABNT

Normas da ABNT

Folha de rosto- Deve conter o título do trabalho, nome da disciplina e do curso, nome completo dos alunos e professores.

Introdução- A introdução deve conter o resumo do trabalho, ou seja, informações importantes sobre o seu projeto.

Mais sobre Conheça as normas da ABNT

Objetivos- O aluno deve especificar os objetivos do trabalho, se preferir pode informar os materiais utilizados.

Resultados- É uma das partes mais importantes da monografia você deve apresentar os resultados obtidos e relatar os problemas encontrados durante este processo. Este tópico é essencial para os trabalhos que realizaram pesquisas como, por exemplo, em um escritório, academia, enfim. Desta maneira o seu trabalho ficará mais completo.

Conclusão- Cabe ao aluno informar o que aprendeu e a conclusão geral do trabalho.

Essas normas podem ser seguidas para trabalhos escolares e de universidades. É comum ter um pouco de dificuldades para elaborar estes conteúdos, mas saiba que através destas regras seu trabalho ganha maior credibilidade.

Passo a passo para elaborar TCC

Para maiores informações acesse o site da ABNT e confira outras regras para elaborar o trabalho de conclusão de curso de maneira correta.




Fabio
20/05/10

Mais informações por email.

Comentar sobre Conheça as normas da ABNT

Destaque

A ditadura da beleza

A ditadura da beleza