Como ser uma boa mãe

Muitas vezes as mamães não têm tempo para curtir os momentos especiais junto com seus filhos e acabam ficando afastadas dos pequenos.

Mulher com menina

Especialistas explicam que cultivar este tipo de contato é importante para o desenvolvimento da criança.

Na sociedade moderna, a mulher precisa realizar diferentes tarefas. Porém, muitas obrigações podem prejudicar um dos seus papéis mais importantes que é o de ser mãe. Não é a toa que boa parte do público feminino tem deixado para pensar na maternidade depois de definir sua carreira profissional.

De qualquer modo, aquelas que pretendem passar por esta experiência devem se preparar para darem o melhor de si para educar seus filhos. E não basta ter uma situação financeira favorável, mais importante do que isto é estar disposta a enfrentar qualquer desafio para estar sempre ao lado da criança.

Mais sobre como ser uma boa mãe

Mãe com filha

Reserve um tempo a seu filho

Se você já é mãe ou, pelo menos, pretende ser saiba que é fundamental separar um tempo do seu dia para dedicá-lo exclusivamente ao seu filho. Segure-o no colo, dê um pouco de carinho, amamente-o, enfim, faça tudo o que teve vontade, mas não pôde devido aos demais compromissos.

Especialistas explicam que cultivar este tipo de contato é importante para o desenvolvimento da criança e dos vínculos maternos. Por isso, mesmo que você esteja exausta por causa do trabalho, reserve pelo menos 15 minutos para curtir o pequeno.

Faça o mesmo na hora de colocá-lo para dormir. Bastam alguns instantes do lado do berço cantando uma música de ninar ou lendo uma historinha infantil para ele se sentir protegido e um ainda mais amado.

Saiba impor limites

Talvez, o maior desafio que as mães enfrentam é saber impor limites. Realmente, é preciso ter muito jogo de cintura para educar uma criança movida pela curiosidade e por uma enorme vontade de brincar.

Para isso, é preciso manter um diálogo e ter uma relação saudável desde cedo. Quando seu filho estiver fazendo alguma arte, seja firme na hora de repreendê-lo e explique porque aquilo não pode ser feito. Assim, ele vai entender melhor e pensar duas vezes antes de fazer alguma peripécia.

Caso faça todas as vontades do garoto, você terá dificuldades para discipliná-lo no futuro. Por outro lado, aprendendo a dizer não, ele saberá lidar com os obstáculos da vida, que nem sempre está disposta a realizar todos os nossos desejos.

Mãe ajudando filho

Portanto, dedique-se na educação de seu filho, valorize cada minuto e momento com o pequeno, fique atento com as amizades, no seu desempenho na escola, enfim procure sempre ficar perto dele, para que ele possa ter confiança e saber que sempre poderá contar com você.

05/01/12 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar