Como ser respeitado no trabalho

Procurando respeito e qualificação no trabalho? Veja aqui algumas dicas pra conseguir respeito de seu chefe e amigos de trabalho.

Placa de respeito escrito em inglês

Ter espírito de liderança é fundamental para quem almeja uma carreira de sucesso. Hoje, a grande maioria das empresas busca este tipo de qualidade em seus candidatos. Aqueles que já exercem tal papel no ambiente de trabalho precisam de muito jogo de cintura para despertar em sua equipe respeito e admiração.

O primeiro passo para se dar bem no comando de um grupo é entender o papel do líder. Às vezes, os responsáveis por algum setor ou até mesmo o próprio patrão agem mais como fiscalizadores do serviço do que alguém que deveria conduzir as tarefas e auxiliar os colegas.

Para não cometer este mesmo equívoco, você deve colocar em prática algumas orientações dadas pelos especialistas. São dicas de como agir para que seus subordinados passem a admirá-lo mais. Não se trata de uma fórmula mágica, mas sim de princípios que devem fazer parte da conduta de todo bom e autentico líder.

Liderando pelo exemplo

Ilustração de um líder conduzindo uma equipeVocê deve direcionar suas decisões tomando como norte alguns valores, como lealdade, justiça e confiança. Se incorporá-los a suas ações, você vai se tornar uma pessoa mais confiável aos olhos dos seus comandados.

O importante é não ficar apenas no discurso, mas agir coerentemente aos princípios que acabamos de citar. Se suas atitudes refletirem aquilo que você diz ou exige de sua equipe, ela certamente vai te enxergar com muito mais admiração.

Motivação

Fazer com que as pessoas se sintam motivadas exige sensibilidade do líder para perceber o interesse de cada uma delas. Depois de fazer este diagnóstico, ele deve usar tal informação para fazer com que os diferentes propósitos convirjam a um ponto comum.

Mais sobre Como ser respeitado no trabalho

Além disso, ele tem que saber usar os pontos fortes e fracos de todos os integrantes em favor do grupo e desenvolver as competências necessárias para o seu crescimento, procurando sempre tratá-los de maneira igual.

Outras qualidades necessárias para o líder

Um líder ainda precisa de outras virtudes para ser respeitado. É necessário que ele saiba reconhecer o trabalho dos outros, tenha inteligência emocional para conciliar os conflitos, seja autoconfiante, busque o seu próprio desenvolvimento e enxergue as mudanças como oportunidades.

Acredito que com essas orientações você vai ser capaz de conquistar a admiração dos seus colegas de trabalho e, assim, aumentar as suas chances de sucesso.




Fabio
10/01/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Como ser respeitado no trabalho

Destaque

Como ser respeitado no trabalho

Como ser respeitado no trabalho