Como ser criativo no trabalho

Como ser criativo no trabalho
Muita gente acha que criatividade é uma característica inata apenas de alguns indivíduos. Porém, saiba que isso não é verdade, já que você pode exercitá-la passando a buscar novas informações e a ter sensibilidade para as coisas que o cercam. Aquele famoso “click” não é uma inspiração vaga que surge do além. Ele é resultado de muita observação e análise, ou seja, de um árduo trabalho mental.

Hoje, ser criativo não é apenas uma virtude de poucos, mas sim uma necessidade para muitos. A grande maioria dos empregadores exige tal habilidade de seus funcionários. Portanto, se você quer entrar no mercado de trabalho, passe a cultivar idéias brilhantes, pois elas podem ser determinantes para o seu sucesso profissional.

Para ter um pouco mais de criatividade, você não precisa passar horas meditando ou fazendo qualquer coisa parecida. Basta seguir algumas orientações, dadas por quem entende do assunto. Para a maioria dos especialistas, isso só é possível se você tiver uma mente aberta e tomar atitudes que favoreçam o surgimento de boas idéias. Whitt N. Schultz, professor da Universidade de Buffalo, por exemplo, tem dicas super interessantes sobre o assunto.

1 – Ele aconselha escrever pelo menos uma idéia por dia no papel. Veja como você pode melhorar seu trabalho, ajudar a empresa e as outras pessoas, e anote todos planos em um caderno.

2 – Também use essa agenda para fazer anotações sobre as informações que achar relevantes. Se confiar inteiramente em sua memória você pode ficar em maus lençóis.

3 – Como já dissemos no inicio do artigo, observe tudo o que o rodeia de forma cuidadosa. Preste atenção nos detalhes como você os estivesse vendo pela última vez.

4 – A curiosidade nos leva a descobrir coisas incríveis. Por isso, não tenha medo de saber mais sobre lugares, pessoas e assuntos do seu dia a dia. Lembre-se, este seu anseio por conhecimento pode te ajudar a encontrar soluções para os problemas de sua empresa.

4 – Saiba ouvir seus colegas de trabalho para aprender coisas novas. Caso não saiba, a amizade também é uma ótima fonte de idéias, portanto, procure discutir as suas com as pessoas que o cercam.

5 – Segundo o professor Schultz, é importante trabalhar em um ambiente agradável e que não dê espaço para os fatores que enfraquecem o cérebro (barulho, desconforto, pouca luminosidade).

17/08/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar