Como saber se o Windows é 32 ou 64 bits?

A cada dia que se passa, centenas de softwares são desenvolvidos para os computadores, e todos eles possuem uma arquitetura de 32 bits ou 64 bits. Tudo isso porque existem vários sistemas operacionais que atuam com a arquitetura de 32 ou 64, se adaptando assim de uma melhor forma ao software criado.

Arquitetura de computadores e sistemas operacionais
Além disso, sistemas operacionais só podem rodar em um computador se este possuir arquitetura que suporte sua versão. Por exemplo, um sistema operacional de 32 bits poderá rodar tranquilamente em um computador com arquitetura de 64 bits. Porém, nenhum sistema de 64 bits pode rodar em computadores com arquitetura de 32 bits.

Pensando sobre este assunto tão interessante, nesta matéria estaremos ajudando a você como identificar se seu sistema operacional possui arquitetura de 32 ou 64 bits, para que assim quando você for realizar a instalação de algum programa você saiba se o mesmo é compatível com o seu PC.

Descobrindo a arquitetura do Windows XP
Para saber se a arquitetura do seu Windows XP é 32 bits ou 64 bits é simples!
Primeiramente clique com o botão direito em cima do ícone “Meu Computador”.
Em seguida clique em “Propriedades”.
Na janela que for aberta, selecione a aba “Geral” caso esta não esteja selecionada.
Na seção “Sistema” verifique se não é informado nada além das versões do sistema operacional, como por exemplo, Home Basic, Home Edition, Utimate e os Services Packs, se não possuir nada, é porque o sistema qual você está utilizando é 32 bits. Assim como mostra a imagem abaixo, confiram:

Descobrindo a arquitetura no Windows Vista e Seven
O modo de visualizar a arquitetura do Windows Vista e Seven é a mesma, e praticamente idêntica ao do Windows XP, apenas com algumas coisas diferentes.
Para visualizar vá ao menu “Iniciar”, clique com o botão direito em cima de “Computador” e clique em “Propriedades”.

Na seção “Sistema” verifique o “Tipo de Sistema”. Nele estará informada a arquitetura de seu sistema operacional.

13/12/11 por Davi

   



Mais informações por email

Comentar