Como proteger a casa das chuvas

O tempo de ultimamente está cada vez mais agressivo, chuvas, tempestades, e muito mais. Saiba como então proteger-se das chuvas.

Pessoas numa canoa durante uma enxurrada

Passada a agitação das festas de final de ano, começam a aparecer nos noticiários os estragos causados pelas chuvas em todo o país. As chamadas tempestades de verão deixam a população em alerta, devido às trágicas conseqüências que elas podem trazer.

A grande quantidade de chuva que cai nesta época do ano não traz problemas apenas para quem mora nas áreas de risco. Ela gera transtornos para quase todas as famílias brasileiras, já que acaba comprometendo a estrutura dos nossos lares.

Mais sobre Como proteger a casa das chuvas

Contratempos como rachaduras, quebra de telha, entupimento da tubulação, entre outros, são extremamente comuns em época de tempestade. Mas para que você não sofra tanto com esses imprevistos, confira as dicas que separamos.

Encanamento

Por causa do grande volume de chuva, é bastante corriqueiro a água do encanamento voltar pelo ralo, alagando toda a casa. Para resolver este problema, coloque uma mangueira dentro da tubulação. Isso vai eliminar toda a sujeira (folhas, poeira, pequenos detritos) que possa estar obstruindo a passagem da água pelo cano.

Pessoa quebrando o reboco da paredeManchas na parede

Se as manchas aparecem na parte superior da parede, muito provavelmente o defeito está na calha. Entretanto, a mancha também pode aparecer mais embaixo, como no caso em que a causa da infiltração está no piso.

De qualquer forma, para resolver este contratempo, você deve retirar o reboco da área afetada e passar um impermeabilizante. Também é importante usar uma tinta que impeça o surgimento de manchas e infiltrações.

Geralmente, a infiltração no piso é causada pela falta de caimento adequado, que não permite que a água da chuva escoe pelo ralo. Ao detectar este problema em sua casa, retire o revestimento antigo e nivele-o com cimento. Assim, o fluxo de água vai poder seguir para o ralo sem desviar o seu percurso.

Telhado

As fortes chuvas também danificam o nosso telhado, quebrando telhas ou tirando-as do lugar. Por isso que é importante verificar se todas estão bem encaixadas e em boas condições de uso. Para impermeabilizá-las, basta lavar o telhado e revesti-lo de resina acrílica. Lembre-se de não pisar no meio das telhas quando for executar esta tarefa. Procure se apoiar nas jutas, caso contrário, o risco de você sofrer algum acidente é maior.

02/01/12 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar