Como planejar seus estudos

Como planejar seus estudos
O grande obstáculo daqueles que estão prestes a passar por um processo seletivo é a falta de foco. Sem um bom plano de estudo fica muito mais difícil se preparar para um concurso ou vestibular. O planejamento é o primeiro passo para quem deseja participar de algum exame. Antes de agir, você precisa idealizar pontos importantes, como intenções, modos de fazer, recursos e prazos necessários para o aprendizado.

Ao contrário do que muita gente pensa, elaborar um programa de estudo não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Uma estratégia interessante para facilitar este trabalho é responder a algumas questões importantes, como o motivo pelo qual você está estudando. Tendo em mente o objetivo que deseja alcançar “metendo” a cara nos livros (passar num concurso, ser aprovado no vestibular, terminar o ensino médio, fazer um trabalho) você vai poder montar um plano mais coerente.

O segundo passo é pensar no que estudar. Cada uma das atividades que acabamos de citar exige conteúdos específicos. Por exemplo, o material necessário para uma pesquisa acadêmica não é o mesmo usado por um estudante que almeja uma vaga no curso de medicina da USP. Por isso, veja o que você precisa ter em mãos (livros, apostilas) para executar sua estratégia de aprendizado de forma objetiva.

Mais sobre como planejar seus estudos

O próximo princípio a ser estabelecido é o de como estudar. Você é quem deve escolher sua metodologia de estudo, observando quais estratégias lhe parecem mais eficientes. Alguns acham melhor fazer anotações dos tópicos centrais do texto, outros preferem, no final da leitura, montar uma síntese sobre o conteúdo explorado. Enfim, veja qual é a técnica que dá mais certo com você.

Para que seu estudo seja proveitoso, é preciso optar por lugares apropriados, com boa luminosidade, pouco barulho e espaço suficientemente grande para você dispor de maneira organizada os materiais que irá usar. Isso também serve caso queira estudar em grupo, junto com os seus amigos.

Por último, crie um cronograma que priorize os horários em que você está mais disposto. Além disso, estude em períodos de cinqüenta minutos, dando um intervalo de dez para descanso. Assim, você vai poder assimilar os conteúdos sem se desgastar muito.

Agora é só colocar essas orientações em prática e esperar o resultado do seu esforço!

08/08/11 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar