Como melhorar o seu currículo

Homem e mulher analisando o currículo de um candidato

Janeiro é um período de inatividade para muita gente. Milhares de pessoas estão de férias, curtindo a família na praia, no campo, ouem casa. Amaioria delas nem sequer pensa no serviço, pois deseja distância do estresse causado pelo trabalho.

Entretanto, saiba que você pode aproveitar o tempo de folga para investir numa ferramenta importantíssima para qualquer profissional. Trata-se do currículo, que se bem planejado é capaz de fazer a diferença durante um processo seletivo.

Abaixo, separamos algumas dicas de como melhorar este documento e torná-lo num instrumento eficiente para a sua carreira.

Caneta em cima de um currículoAtualize suas informações

O currículo precisa estar em constante atualização, ainda mais se você mantém uma versão online do documento. Hoje, há várias redes sociais espalhadas pela internet destinadas a oferta e procura de vagas de trabalho.

Não se esqueça de colocar algum curso, congresso ou evento no qual participou ligado à área em que você atua. Os empregadores estão em busca de profissionais que invistam em seu aprimoramento e qualificação, por isso, fique tento a este detalhe.

Seja objetivo

Boa parte dos trabalhadores erra ao colocar muita informação no currículo (números de RG e CPF, por exemplo, não devem ser inseridos) . O ideal é manter o foco apenas na área em que você deseja atuar. Caso encha o documento de dados necessários o entrevistador vai ter a impressão de que você está desesperado atrás de qualquer vaga.

Mais sobre Como melhorar o seu currículo

O mesmo vale para as experiências passadas. Só inclua aquelas que estejam mais ligadas ao cargo que está sendo oferecido, não se esquecendo de mencionar o tempo de serviço em cada uma delas e as funções que você exerceu.

Atenção aos detalhes

Os detalhes também podem determinar o seu sucesso ou fracasso num processo de seleção. Por isso que é fundamental revistar o currículo antes de distribuí-lo a alguma empresa ou agência de empregos.

Veja se ele não contém erros de português e de digitação, algo que é bastante comum. Também, fique atento a formatação do arquivo. Cores extravagantes, por exemplo, são proibidas. O ideal é usar o bom e velho preto e fontes tradicionais, como Arial, Verdana e Geórgia, no tamanho 11.




Fabio
06/01/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Como melhorar o seu currículo

Destaque

Como ser respeitado no trabalho

Como ser respeitado no trabalho