Como lidar com a inveja no trabalho

Homem de braços cruzados observando outro homem pulando

No ambiente de trabalho, estamos sujeitos a uma série de problemas. Um deles, sem dúvida nenhuma, é a inveja, que surge quando conquistamos um lugar de destaque ou uma promoção dentro da empresa.

É importante destacar que nem sempre a inquietação alheia pelo nosso sucesso é sinal de olho gordo. Às vezes, pode ser apenas uma frustração, algo que é natural, principalmente se a pessoa também esperava ser contemplada ou pensava estar preparada para isso.

A inveja ocorre quando o alvo da cobiça é o indivíduo e não o objeto. Ou seja, o nosso “colega” fica desgostoso porque estamos prosperando. Alguns nem se importam se ele vai ser promovido ou não, só não querem que aquele funcionário conquiste um novo patamar.

A inveja é extremamente nociva para a convivência em equipe e pode comprometer o trabalho de todo o grupo. Por isso, vale a pena ficar atento a alguns conselhos para driblar este obstáculo ou, até mesmo, impedir que um invejoso se coloque no seu caminho.

Homem usando o computador sendo observado por outra pessoaSeja discreto

Algumas atitudes estimulam a inveja alheia. Pessoas que adoram escancarar sua vida particular aos colegas e compartilhar seus êxitos com todo mundo, por exemplo, são as que mais despertam ciúmes. O ideal é não chamar a atenção dos funcionários com este tipo de comportamento. Portanto, saiba com quem você conversa no ambiente de trabalho e expõe seus projetos pessoais. Você deve ter a noção exata do seu lugar na empresa e tomar cuidado para não ser alvo de maus comentários.

Mais sobre Como lidar com a inveja no trabalho

Evite participar das famosas rodinhas de fofoca, que só trazem malefícios para a harmonia do grupo. Assim que começarem a falar de alguém, não tenha receio de sair do local e terminar seu serviço em outro ambiente. Não perca tempo tomando este tipo de atitude, antes faça o seu trabalho sem se preocupar com o que vão pensar a seu respeito.

Você também precisa tomar cuidado para não se colocar no lugar do invejoso. Quando surgir aquela pontinha de ciúme por causa do sucesso de alguém, tente levar para o lado da admiração. Além disso, aproveite a ocasião para avaliar suas competências, refletir sobre os resultados alcançados e, assim, descobrir o que falta para você alcançar esta promoção.




Fabio
18/01/12

Mais informações por email.

Comentar sobre Como lidar com a inveja no trabalho

Destaque

3 dicas de filmes românticos atuais

3 dicas de filmes românticos atuais