Como funciona um financiamento

Muitas pessoas optam pelo financiamento quando estão em buscada casa ou do carro próprio, por isso entenda melhor como esse sistema funciona.

Colocando tudo no papel

Muitas pessoas confundem empréstimo com financiamento, mas um ato não tem nada haver com outro.

Em busca de garantir o carro ou o imóvel próprio muitas pessoas entram em financiamentos para quitarem a dívida com o vendedor e entrarem em uma dívida com o banco. Em ambas as circunstâncias é necessário que a pessoa saiba muito bem o que está fazendo, um financiamento é uma dívida séria e precisa ser bem planejada.

O que é um financiamento?

Para quem não entende muito bem a respeito dos financiamentos, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes, primeiramente um financiamento vem por parte de uma instituição financeira, a mesma fornece uma determinada quantia ao indivíduo para que ele possa realizar algum ato imediato de pagamento, como por exemplo, comprar um carro ou uma casa.

Muitas pessoas confundem empréstimo com financiamento, mas um ato não tem nada haver com outro. No empréstimo a pessoa pega do banco algum dinheiro emprestado e depois o paga conforme estipulado, no financiamento o dinheiro cedido deve ser aplicado na causa que foi estipulada no contrato e as parcelas mensais deverão ser pagas como combinado.

Como funcionam os Juros de um Financiamento?

Emprestimo para quitar a casa

A financiadora pode optar por cobrar ou não cobrar juros, ela pode também se basear em um princípio básico de cobrar o menor juro do mercado atual, com isso grandes empresas conseguem aumentar sua tecnologia e pessoas físicas conseguem realizar o sonho da casa ou do carro próprio.

É válido lembrar que cada uma das instituições financeiras possuem diversas modalidades de financiamento para pessoas físicas e jurídicas, cada uma delas visa se adequar melhor às características de cada indivíduo, por isso antes de efetuar seu financiamento busque saber mais informações a respeito de cada um destes meios.

Geralmente a dívida do financiamento apresenta data certa para começar e data certa para terminar, a financiadora irá colocar no contrato todas as estipulações exigidas e todos os requerimentos, desta forma você terá de lê-los com precaução e assinar.

Realizando seu financiamento

Agora que você já sabe como ele funciona a primeira coisa a fazer é procurar uma casa, um terreno ou um automóvel que possua um valor compatível com o seu salário mensal, quando a pessoa tem certa quantia guardada e dá de entrada as parcelas diminuem e o banco recebe mais credibilidade da sua parte.

Após ter realizado esse procedimento, procure um banco que realiza financiamentos, dando sempre preferencia aqueles que cobram menos juros. Depois o informe sobre suas necessidades e comece a planejar o financiamento.

Não se esqueça de que o valor financiado deve se comparar com o valor de seu salário, pois dessa forma será possível comprar algo bom e ao mesmo tempo não se apertar. Sendo assim é bem simples realizar um financiamento, basta se informar nas instituições corretas.

09/08/12 por Fabio

   



Mais informações por email

Comentar